O mais recente hit da plataforma de streaming NetflixBird Box (2018), é o filme original da produtora mais visto nos primeiros sete dias desde a estreia. O thriller, que chegou a todo o mundo dia 21 deste mês, foi difundido para mais de 45 milhões de membros durante esta primeira semana, adiantou a Netflix.

Tirei a minha venda esta manhã para descobrir que 45,037,125 contas de Netflix já assistiram a Bird Box – melhores primeiros 7 dias de sempre para um filme Netflix!“, publicou, na rede social Twitter, a conta oficial @NetflixFilm

Bird Box, da autoria da cineasta dinamarquesa Susanne Bier, conta-nos a história aterradora de uma mãe que tenta salvar duas crianças de criaturas misteriosas que, quando estabelecem contacto visual com humanos, os levam a suicidar-se. Assim, e no sentido natural de sobreviver, toda a gente que queira deslocar-se na rua precisa de se precaver, indo vendada.

Normalmente, a plataforma de streaming não torna públicos os números de visualizações dos filmes que distribui. Para além disso, ficou incerta a definição de visualização segundo a distribuidora: alguns dos utilizadores contados podem ter assistido apenas a pedaços de filme.

No caso de essas 45 milhões de contas realmente terem mostrado Bird Box, então aproximadamente um terço (do total de pouco mais de 137 milhões de subscritores registados no terceiro quarto de 2018) dos inscritos na Netflix viu o filme.

Vê também: Bird Box: Neste mundo à parte, o irreal é visível

Numa conferência no começo deste mês, o chefe do departamento de conteúdos da empresa, Ted Sarandos, sustentou que o filme The Christmas Chronicles (2018), com Kurt Russell, foi visto através da Netflix por 20 milhões de vezes na semana de estreia (que foi a 22 de novembro). O representante argumentava que as obras originais da produtora e distribuidora “estão a ganhar terreno“.

Tal como já tinha sido feito este ano com Roma (2018) e com A Balada de Buster Scruggs (2018), a Netflix aplicou um novo método de distribuição híbrida a Bird Box, que consiste em, para além de o exibir na própria plataforma online, deixar que o seu filme seja mostrado em sala, através de exibições limitadas.

A partir do dia 13 de dezembro (portanto, antes da estreia), Bird Box esteve uma semana em cinemas selecionados de Los Angeles, Nova Iorque e São Francisco, nos Estados Unidos, e em Londres, na Inglaterra.

Bird Box foi adaptado do romance homónimo de 2014, escrito por Josh Malerman. O seu elenco conta com nomes como Sandra BullockSarah PaulsonTrevante Rhodes, ou John Malkovich.