O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Fotografia: Billboard

[Atualização] Afinal a notícia do musical de Rosalía era apenas uma partida

[Atualização]

Ainda não é desta que as músicas de Rosalía vão ser transportadas para o palco. A notícia não passou de uma partida do Teatre Barcelona para o Dia dos Santos Inocentes. O dia 28 de dezembro é o equivalente em Espanha ao nosso 1 de abril, Dia das Mentiras, onde se pregam partidas. Aqueles que caem são chamados de ‘inocentes’, o que foi o nosso caso. Pedimos desculpa pelo engano e esperamos poder noticiar o verdadeiro musical no futuro.

[Notícia original]

O Espalha-Factos elegeu-a figura internacional de 2018, mas o próximo ano trará ainda mais surpresas de Rosalía. A artista catalã anunciou nesta quinta-feira Malamente: El Musical, a estrear em 2019 no Barcelona Teatre Musical. A peça será desenvolvida e protagonizada por Rosalía, baseando-se em El Mal Querer, álbum que editou em novembro. O primeiro single do disco dá nome ao espetáculo.

Tanto o álbum como a peça derivam o seu conceito de Flamenca, romance medieval; centram-se na história de uma mulher enclausurada por um marido possessivo e dominante. No musical, Rosalía dá corpo à personagem Flamenca e contracena com Àngel Llàcer, célebre ator e professor de teatro, que desempenha o papel de Guillermo.

O Barcelona Teatre Musical será preparado como um grande tablao (local onde são apresentados espetáculos de flamenco) para receber a peça, escrita por Guillem Clua e com direção cénica de Oriol Broggi.

Em comunicado, é dita ser “uma explosão poética e visual com temas originais” da cantora; conta ainda com a participação dos músicos MartirioAlfred García e Paula Jornet. A direção musical e os arranjos competem a David Pintó e à Orquestra Sinfónica del Vallés, que levará a palco mais de 65 músicos (além de dançarinos).

O musical começará “a ganhar forma” no próximo mês de fevereiro, antes da sua estreia a 10 de outubro de 2019 no Barcelona Teatre Musical, onde estará até 30 de maio de 2020. Estão também previstas apresentações nas cidades de Madrid e Cuenca, além de Nova Iorque.

Entre os nomes que figuram no elenco, incluem-se também Clara Segura, Rubén Yuste, Silvia Marsó e Anna Moliner.

Os bilhetes já estão à venda para as apresentações em Barcelona.