Uma nova atualização do Instagram, lançada para um vasto número de utilizadores na tarde desta quinta (27), modificou a forma como os utilizadores percorriam o feed, dando lugar a reações negativas. A rede social já foi obrigada a corrigir “o problema“. 

Os utilizadores puderam, durante algumas horas, ver um feed em que o scroll foi eliminado da página inicial, passando a ser necessário tocar ou deslizar para a esquerda e para a direita para ver os posts. 

A substituição do feed vertical para o feed horizontal já tinha sido testada pela plataforma em outubro, mas tal como escreve o The Verge, parece que o recurso estava a ser “implementado mais amplamente para os utilizadores a partir de hoje (27)“.

Como funcionava o ‘novo Instagram’?

Quando o utilizador tentava fazer scroll vertical surgia um Pop-up que servia de tutorial da novidade. Podia ler-se o seguinte: “Introduzindo uma nova maneira de percorrer as postagens”; “Toque nas postagens, assim como faz nas histórias.”

Isto significava que o movimento de deslize que permite visualizar as histórias tinha sido adaptado para a forma como se passa de post para post na página inicial. Por outras palavras, o novo feed reuniria todos os posts da página inicial numa espécie de InstaStory gigante.

A polémica atualização do Instagram não ficou disponível para os utilizadores de todo o mundo, no entanto, isso não foi preciso para gerar uma onda de contestação. As reclamações surgiram por todo o lado e subiram aos lugares cimeiros de outra rede social – o Twitter. 

Além de pedirem o retorno do scroll tradicionalhouve quem comparasse a plataforma, num tom negativo, a aplicações de namoro como o Tinder. Algumas pessoas ameaçam abandonar o Instagram. Algo que parece que, afinal, não terão de fazer.

Via Twitter: @alessbarcenola

Via Twitter: @beautful_kenz

Via Twitter: @NatBrooks222

Via Twitter: @darcy_shantel

Via Twitter: @mariarodriguesy

 

Toda a polémica acabou por fazer efeito e a maioria dos utilizadores já deixou de ter disponível esta famigerada atualização. Na conta oficial do Instagram também já foi publicado um tweet a explicar o sucedido, onde se lê:

“Devido a um bug, alguns utilizadores viram uma mudança na forma como seu feed aparece hoje. Nós rapidamente corrigimos o problema e o feed está de volta ao normal. Pedimos desculpas por qualquer confusão.” 

Via Twitter: @Instagram