O primeiro filme da saga Monstros Fantásticos teve uma estreia auspiciosa na televisão aberta portuguesa, chegando ao primeiro lugar do top diário nesta segunda-feira, 24 de dezembro. 

A produção da autoria de J. K. Rowling registou 8% de audiência média e 24% de share, chegando a um primeiro lugar que não tem sido habitual para as várias produções relacionadas com o universo mágico de Harry Potter. Recentemente, os dois últimos filmes da saga original perderam para o programa Somos Portugal.

Monstros Fantásticos encabeçou, de resto, um top5 que foi inteiramente dominado pela SIC: Seguiram-se Vaiana (7,9% de audiência / 24,7% de share), o Primeiro Jornal (7,5% / 24%), o Jornal da Noite (7,1% / 22,7%) e Alvin E Os Esquilos: A Grande Aventura (7,1% / 24%).

Lê também: A Bela e o Monstro e Sozinho em Casa dominam audiências no Dia de Natal

O programa mais visto da RTP1, e sexto do dia, foi o habitual Preço Certo, com 7% de audiência média e 21,3% de share. O primeiro da TVI só chegou ao 10.º lugar – foi o Jornal da Uma, com 6,2% de audiência média e 19,9% de share.

O dia foi especialmente negro para a estação de Queluz, como o Espalha-Factos já tinha noticiado. A TVI teve, a 24 de dezembro, o segundo pior dia de 2018.