Não sabes o que dar àquele teu amigo fã de tecnologia que te conta sobre todos os gadgets do futuro? Queres surpreender um gamer, mas não sabes o que funciona com o quê?

Não há razão para entrares em pânico, o Espalha-Factos diz-te os melhores gadgets para todos os gostos (e preços). Tudo desde aquele acessório indispensável para uma casa inteligente estilo Iron Man até às consolas com os jogos mais impressionantes.

Tecnologia

Chromecast: Streaming em qualquer ecrã

O Chromecast é um dos acessórios mais úteis para quem gosta de ver conteúdos online em qualquer ecrã. Permite mandar vídeos ou música de um dispositivo móvel ou computador para uma televisão ou monitor com HDMI.

É perfeito para “abençoar” uma TV básica ou monitor com Netflix, YouTube e Spotify. Se gostas de viajar, podes levá-lo na mala e tornar a TV do hotel muito mais útil com os teus conteúdos.

Para fãs de música, podem reapropriar uma aparelhagem que esteja a receber pouco uso na era de streaming com o Chromecast Audio, dando-lhe acesso ao Spotify ou YouTube.

Os dois Chromecast fazem parte do ecossistema Google Home, e podem ser controlados via voz com o Google Assistant.

Apple TV

Apple TV

Imagem: Apple

Para fãs da Apple, a Apple TV é ideal para quem quer uma experiência melhor do que o que vem na televisão, especialmente se já usam os dispositivos e serviços da Apple.

Ao contrário do Chromecast, a Apple TV funciona de forma independente. Podem usar o comando com trackpad para navegar a interface de forma fluída ou pedir à Siri através do microfone no comando.

A Apple TV também pode ligar e desligar ou controlar o volume da televisão, para não estarem a trocar de comando.

Headphones

Headphones Marshall Major 2

Imagem: Unsplash

Existem headphones para todos os gostos e funções, por isso decidimos eleger dois pares que qualquer fã de música iria adorar receber.

  • Marshall Major III: Por menos de 100 euros, são um par compacto com som recomendável pelo preço, e o estilo irónico dos amplificadores de guitarra pelos quais a marca é conhecida. Existe também uma versão com Bluetooth por 150 euros.
  • Audio-Technica ATH-M50x: São extremamente populares em estúdios espalhados por todo o mundo pelo seu som e construção. A versão tradicional com fio custa cerca de 140 euros, mas já é possível encontrar os recém-lançados M50xBT com Bluetooth por 199 euros.

Um sistema de som para o futuro

Se em vez de uma sessão em privado queres dar uma festa, vais precisar de uma coluna digna da tua última playlist.

JBL Playlist em azul

Imagem: Harman

O JBL Playlist é um sistema de som compacto que não usa Bluetooth, mas sim Wi-Fi para falar diretamente com o Spotify ou Google Cast. Isto traduz-se em qualidade de som superior e elimina interrupções como chamadas ou notificações.

Por 150 euros, é difícil encontrar uma coluna que melhor se integre com os serviços de música atuais.

Mais pesado

Marshall Acton

Imagem: Marshall Headphones

Para quem quer um estilo clássico, a linha de sistemas de som da Marshall vem carregada de personalidade ao emular um amplificador de guitarra. Até o compacto Marshall Acton é capaz de encher um quarto ou sala com a tua música.

Familia de altifalantes Marshall

…e se não for, eles fazem maiores.

Os sistemas Marshall vêm em dois sabores: Bluetooth ou Multiroom. São idênticos em termos de som, a única diferença está na conectividade. Para a maioria das pessoas, a versão base com Bluetooth é mais do que suficiente.

Se queres ligar por Wi-Fi ao Spotify como faz o JBL e sincronizar som em vários dispositivos pela casa, é ai que as versões Multiroom se tornam interessantes.

iPad (6ª Geração)

iPad (2018) com Apple Pencil

Imagem: Apple

Um iPad é um dos presentes mais úteis imagináveis. É perfeito para ler desde artigos online a e-books, ver vídeos e séries, dispensar a papelada em favor de versões digitais e explorar um catálogo vasto de jogos e apps feitas à medida.

Com um ecrã melhor do que a vasta maioria dos portáteis, a melhor caneta para escrever e desenhar e uma autonomia lendária por cerca de 380 euros (menos, se o apanharem em promoção), é facílimo de recomendar.

LÊ TAMBÉM: Cinco séries que deves ver para entrares no espírito natalício

Para os gamers na tua vida

Nintendo Switch

the legend of zelda

‘The Legend of Zelda’: Breath of the Wild na Nintendo Switch

Acima de tudo, a Switch é extremamente versátil. É perfeita tanto para os mais novos com Pokemón Let’s Go e Mario Kart 8 Deluxe, como para jogadores de longa data com um catálogo impressionante de jogos Indie de autor.

Também pode ser o ponto de entrada ideal para quem quer descobrir o mundo dos videojogos através das personagens que o popularizaram há mais de 30 anos.

Tem sido um sucesso estrondoso desde que saiu em 2017 com The Legend of Zelda: Breath of The Wild e a sua biblioteca contém alguns dos melhores jogos da Nintendo, como Super Mario Odyssey e o recém lançado Super Smash Bros. Ultimate.

PS4 e PS4 Pro

Dois comandos de PS4 a jogar FIFA

Fotografia: Unsplash

Depois de cinco anos no mercado, a PS4 é uma das consolas mais bem sucedidas de sempre, e toda a gente devia ter uma.

Só em 2018, jogos como God Of War, Red Dead Redemption 2 e Marvel’s Spider-Man juntaram-se a inúmeros blockbusters de ação, aventuras emocionantes e jogos multiplayer com comunidades vibrantes.

Ainda melhor? Consegues encontrar uma PS4 Slim em promoção por cerca de 200 euros, e a PS4 Pro por 300 euros.

Se queres dar um presente a quem já tem uma PS4, um cartão pré-pago é uma excelente opção, os saldos de janeiro na PlayStation Store estão quase ai!

Um headset de gaming

O som é uma componente imprescindível dos jogos que adoramos e raramente recebe a devida atenção. A forma mais prática de ter uma melhor experiência auditiva é com um bom headset. Por menos de 100 euros, é possível tornar os jogos mais absorventes e descobrir detalhes no som e gama dinâmica que nem sabíamos que lá estava.

Para além disso, permite ter chat de voz de melhor qualidade em jogos online e salas de Discord.

Para quem joga maioritariamente na PS4, o Sony Gold Wireless Headset é a melhor opção. Foi redesenhado para melhor conforto e durabilidade, inclusive dá para usar com o PSVR.

Tem som Surround 7.1 virtual e microfones incorporados, e comunica diretamente com a PS4 para mostrar informação de bateria e instalar novos perfis de som criados especificamente pelos developers de certos jogos.

Vale a pena mencionar que também funciona sem fios em PC/Mac ou na Nintendo Switch (quando no dock). Para outros dispositivos, inclui um cabo de áudio 3.5mm.

Para jogadores multi plataforma, outra excelente opção é o Steelseries Arctis 3.

Steelseries Arctis 3

Imagem: Steelseries

Foi desenhado com base em óculos de ski para ser o mais confortável possível durante longas noitadas, e liga a qualquer dispositivo com um cabo de áudio.

A versão Bluetooth tem um truque único na manga: permite misturar o som de duas fontes (uma pelo fio e outra wireless) em simultâneo.

Isto é especialmente importante para quem joga na Nintendo Switch, em que o som vem da consola via cabo e o chat de voz é feito por smartphone ou tablet.

LÊ TAMBÉM: Músicas de Natal de 2018? Sim, existem e mostramos-te 5