Aquaman chegou aos cinemas esta quinta-feira, 13 de dezembro. O filme mostra a história de origem do super-herói da DC Comics, interpretado por Jason Momoa, o eterno Khal Drogo de Game of Thrones.

O filme realizado por James Wan mostra-nos Aquaman quando ainda era apenas Arthur Curry, e os desafios que enfrenta enquanto descobre se merece ou não o título de Rei dos Atlantes.

Aquaman apresenta um novo mundo subaquático, lutas internas de alguns personagens e ainda uma mensagem ambientalista já que aborda de forma subliminar a forma como a Humanidade polui os oceanos e estraga a vida daqueles que lá vivem.

O Espalha-Factos mostra-te cinco curiosidades sobre este filme:

1- Diferenças entre o filme e a banda desenhada

A personagem Aquaman foi introduzida no mundo da DC Comics em 1941, mas a história contada na adaptação cinematográfica vai buscar mais inspiração à série de banda desenhada de 2011, The New 52, onde os super-heróis foram reintroduzidos.

Capitão Murk, interpretada por Ludi Lin, é um dos exemplos em que a equipa criativa do filme se desviou da banda desenhada original. Nos livros, Murk é um homem loiro nos seus quarenta, mas James Wan foi mais longe. No filme a personagem tem mais cicatrizes, mais veias à mostra e uma aura mais misteriosa.

Fonte: Divulgação/ NOS Audiovisuais

Já no caso da personagem de Amber Heard, Mera, as diferenças são outras. Ainda que a atriz se orgulhe de a sua personagem ter um papel mais ativo na narrativa do que fazer simplesmente de interesse amoroso do protagonista, a verdade é que nos livros ela tem mais poderes que Aquaman, algo que no filme não está representado.

2- Uma visita especial

Apesar do filme ter sido rodado na Austrália, vários grupos Maori (originais da Nova Zelândia) deslocaram-se ao set para celebrar o aniversário de Jason Momoa.

O ator conseguiu o seu papel em Game of Thrones depois de interpretar um haka na sua audição. Foi também com a dança dos guerreiros maori que celebrou o seu aniversário, já que os grupos organizaram algo muito especial para Momoa.

Durante a estreia do filme, o protagonista de Aquaman presenteou todos um presentes com mais um haka na passadeira vermelha.

3- Horas e horas de treino

Conhecido pela forma física atlética, Jason Momoa não teve que mudar muito para dar vida a Aquaman. O mesmo não se pode dizer dos seus colegas de elenco.

Amber Heard diz ter treinado seis dias por semana durante quatro meses e meio para fazer as acrobacias que o seu papel requer.

Patrick Wilson, que dá vida ao Rei Orm, o vilão do filme, admite que queria dar luta a Momoa no filme e parecer que ao lutarem estavam de igual para igual. Para o fazer o ator começou uma rotina de treinos intensivos que consistia em treinar todos os dias da semana, e surpreendeu toda a equipa do filme ao chegar ao set completamente modificado.

4- Tatuagens

As tatuagens de Arthur Curry aparecem no filme mesmo antes dele ser o Aquaman. De motivos tribais, estas tatuagens foram inspiradas nas tatuagens que Jason Momoa tem na vida real.

Fonte: Distribuição/ NOS Audiovisuais

Uma vez que aparecem em diferentes momentos do filme, a equipa de caracterização teve que as pintar mais de 100 vezes durante toda a rodagem de Aquaman.

5- Guarda-roupa complexo

Qualquer filme de super-heróis que se preze apresenta fatos que nos deixam de queixo caído. Aquaman não é exceção e fazê-lo quando se trata de um reino subaquático apresentou-se como um desafio extra à equipa do filme.

Tentaram ao máximo representar os motivos marítimos e dar a ideia de que aquelas pessoas são também criaturas marinhas. Para tal tiveram que criar uma espécie de escamas que foram utilizadas em todas os atlantes.

Fazê-las foi a parte complicada… Kym Barrett a responsável pelo guarda-roupa de Aquaman diz que foram feitos hexágonos num material celular que para além de terem sido feitos à mão, foram depois também eles pintados à mão.