bem vindos a beirais
Fotografia: RTP

‘Bem-vindos a Beirais’ adaptado na Letónia

A série portuguesa Bem-vindos a Beirais vai ser adaptada pela televisão letã, anunciou a RTP em comunicado enviado esta segunda-feira (10). 

A estação pública sublinha que este é “um facto extremamente importante para a RTP“, dado que até agora apenas formatos de séries digitais tinham sido adaptadas para o mercado internacional.

José Fragoso, diretor da RTP1, sublinha que a exportação deste formato português demonstra “que o investimento consistente da RTP1 na produção de séries nacionais está sintonizado com a realidade do mercado audiovisual internacional e que é possível criar histórias em português capazes de viajar para lá das nossas fronteiras e de serem interpretadas noutras línguas e noutras geografias”.

Bem-vindos a Beirais foi emitida em horário nobre pela estação pública entre 2013 e 2016, tendo sido descontinuada pouco tempo depois da chegada à estação pública de Nuno Artur Silva. Na altura, o administrador quis substituir esta produção, que classificou como “novela envergonhada”, e apostar em séries mais curtas.

Uma aposta certa da RTP

A série, protagonizada por Pepê Rapazote, conta a história de Diogo Almada, um bem-sucedido gestor de contas numa empresa de telecomunicações que se confronta com problemas graves de stress e ansiedade. Numa tentativa de reaver a sua qualidade de vida, Diogo muda-se para a pequena aldeia de Beirais.

O ator principal da produção congratula-se pelo facto, que sublinha como “motivo de imenso orgulho” e refere que “a prova do sucesso deste formato, que agora parece incontestável” chega com esta adaptação “a uma realidade tão diferente como a letã“.

É o resultado de uma aposta certa da RTP, de uma imensa e fantástica escrita e também das equipas – produção e maravilhoso elenco – que lhe deram corpo, aos quais estou certo, não será alheia esta prima exportação. Primeira de muitas, não duvido“, continua Rapazote.

A versão letã de Bem-vindos a Beirais estreia no primeiro trimestre de 2019. Até lá, o original português está em reposição na RTP2 e RTP Memória.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Isolamento distanciamento social
Opinião. Um isolamento nunca vem só