Com o aproximar do final de 2018, o YouTube divulgou esta quinta-feira (6) no canal oficial o já habitual YouTube Rewind. Compilando os canais, vídeos e tendências mais populares da plataforma, o vídeo oferece uma vista geral do que foi o último ano.

Com o título “Everyone Controls Rewind“, o Rewind deste ano segue a ideia de que são os utilizadores que definem o que integra o vídeo. Logo nos primeiros segundos, destaca-se a participação do ator Will Smith.

Dando grande destaque ao K-Pop, o vídeo conta com a participação de personalidades como os apresentadores Trevor Noa e John Oliver e youtubers como Liza Koshy e os Try Guys.

Recordando os grandes temas do ano, o vídeo relembra o movimento MeToo, o futebol (porque houve mundial na Rússia) e várias campanhas, nomeadamente em prol da educação. O Rewind 2018 diferenciou-se também por incluir várias línguas além do inglês. Português (do Brasil), espanhol e bahasa (a língua da Indonésia) são algumas das incluídas.

Nesta edição, o YouTube quis homenagear “todos os que conseguiram fazer algo maior que eles próprios este ano” e “que encontraram formas de ajudar as causas que importam para a maioria [das pessoas]”.

Os youtubers (como o Caspar Lee) que se debruçaram sobre temas como a saúde mental e as drag queens (representadas por Trixie Mattel e Katya Zamolodchikova) foram alguns dos homenageados.

Houve ainda lugar para a animação. TheOddisOut, JaidenAnimations, illymation, Lucas the Spider, EroldStory, Life Noggin e Domics foram alguns dos canais que participaram.

Além do vídeo principal, o YouTube disponibilizou também um “behind the scenes” e uma playlist que explica os “easter eggs” incluídos no vídeo principal. Foi ainda lançado um site que te permite explorar as tendências, criadores, artistas e melhores vídeos.

Mas quem foram os mais vistos de 2018?

Além do Rewind, o YouTube divulgou também esta quinta-feira os vídeos mais populares do ano a nível internacional e nacional.

Top 10 mundial:

Para grande surpresa, o jogo de Portugal – Espanha no mundial da Rússia está entre os mais vistos em todo o mundo. A lista conta também com Kylie Jenner, a resolução da polémica “Yanny”/”Laurel” e o canal de comédia indiana Amit Bhadana (que acumulou cerca de 11 milhões de subscritores em apenas um ano). No total, os dez vídeos contabilizam 673 milhões de visualizações.

Lê também: 50 mil impressoras ‘hackadas’ para promover o canal do Youtuber PewDiePie

Top 10 mundial (música):

Nicky Jam, Ozuna, Daddy Yankee… 2018 foi dominado pela música latina. Na verdade, oito das dez músicas populares são de artistas latinos. As exceções são Maroon 5 (“Girls Like You”) e Drake (“God’s Plan”).

Lê também: ‘Numb’ dos Linkin Park supera marca no Youtube

Top 10 nacional:

Eurovisão, mundial da Rússia, youtubers e festival do Panda. Este foi o ano português no YouTube.

Top 10 nacional (música):

Em Portugal, o ano fez-se com ritmos brasileiros, latino-americanos e portugueses. Repetindo o top mundial, “X (EQUIS)” de Nicky Jam e J. Balvin também surge entre os mais populares a nível nacional.