O Teatro Dona Maria II (TDNM II) prossegue com as comemorações dedicadas ao 20.º aniversário de atribuição do Prémio Nobel a José Saramago. No domingo, dia 9 de dezembro, vais poder assistir à leitura integral do seu livro Todos os Nomes.

No próximo dia 9, a Fundação José Saramago e o Gabinete do Primeiro-Ministro, em parceria com o TNDM II e o Instituto Camões, assinalam, com mais uma iniciativa, o 20.º aniversário de atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago. Para tal, 20 atores vão ler a obra Todos os Nomes, de forma ininterrupta. Esta leitura decorrerá a partir das 10h, com entrada gratuita.

Todos os Nomes

Este romance de José Saramago conta a história de um funcionário inferior do Arquivo do Registo Civil, que coleciona notícias de jornais e revistas sobre gente célebre. A certa altura da sua coleção, nota que lhe falta a informação exata sobre o nascimento dessas pessoas. Portanto, dedica o seu tempo a copiar os respetivos dados das fichas que se encontram no arquivo. No entanto, um dia confunde os dados de uma mulher comum com uma celebridade o que faz nascer neste funcionário a necessidade de conhecer a vida dessa mulher.

Os nomes que vão homenagear

Os nomes dos atores que irão fazer a leitura são já conhecidos e incluem Tiago Rodrigues, o diretor artístico deste teatro. Eis todos os nomes que irão ler o romance de José Saramago.

Ana Brandão, António Fonseca, Beatriz Batarda, Carla Maciel, Carlos Marques, Cirila Bossuet, Isabel Abreu, João Grosso, Lúcia Maria, Márcia Breia, Maria do Céu Guerra, Maria João Luís, Miguel Seabra, Mónica Garnel, Pompeu José, Rita Cabaço, Rui Mendes, Sara Carinhas, Sara Castro e Tiago Rodrigues.

Fonte: Wook

Durante cerca de 9 horas, todos estes artistas vão homenagear o grande escritor e único português a ganhar um Prémio Nobel da Literatura. Após a leitura, segue-se uma cerimónia de comemoração.

Nesta cerimónia participarão Germano de Almeida, Lídia Jorge, Mia Couto, Nelida Piñon e Ondjaki, autores de língua portuguesa. Vão ainda ser lidas as felicitações recebidas por José Saramago aquando da atribuição do prémio.

A leitura do livro terá início às 10h e a cerimónia de homenagem às 18h30. Ambas têm entrada livre, sujeita à lotação da sala.

LÊ TAMBÉM: ESTES SÃO OS DEZ LIVROS MARCANTES DA LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA, SEGUNDO O EL PAÍS