Foi anunciado esta quarta-feira (28) o alinhamento do cartaz do Festival de Cinema de Sundance 2019. Entre as estreias mundiais incluídas no programa, surge Marianne & Leonard: Words of Love, um documentário sobre a história de amor de Leonard Cohen e Marianne Ihlen.

O filme é dirigido por Nick Broomfield e mostra o relacionamento dos artistas, que durou grande parte da década de 1960. O casal conheceu-se na ilha de Hydra, na Grécia, no seio de uma comunidade de artistas estrangeiros.

Cohen, de origem canadiana, e Ihlen, natural da Noruega, viram a sua relação evoluir à medida que o músico ganhava reputação mundial. Esta terminou sete anos após ter começado.

Marianne Ihlen serviu de inspiração para alguns dos trabalhos mais conhecidos de Leonard Cohen, que a considerava a sua musa. Canções como Bird on a Wire e So Long, Marianne foram escritas pelo músico após ter conhecido a parceira. Dias antes da morte de Marianne, em julho de 2016, Cohen escreveu-lhe uma carta, onde incluía a frase “acho que te vou seguir em breve”. O músico morreu quatro meses depois, em novembro.

A película é produzida pela Lafayette Films, do cineasta Nick Broomfield, em conjunto com Marc Hoeferlin, Shani Hinton e Kyle Gibbon. Entre os filmes realizados por Broomfield, constam os documentários Biggie and Tupac (2002), Kurt & Courtney (1998) e Whitney, Can I Be Me? (2017).

O Festival de Cinema de Sundance 2019 arranca para a sua 35.ª edição no dia 24 de janeiro de 2019, estendendo-se até dia 3 de fevereiro do mesmo ano. Para além de Marianne & Leonard, estão também agendadas as estreias de documentários sobre David Crosby e Miles Davis.