Novembro está a terminar e falta menos de um mês para o Natal. As ruas e as casas enchem-se de luzes de todas as cores. A televisão passa o Sozinho em Casa. Porém, se és fã de séries de televisão, o Espalha-Factos traz-te cinco séries que te vão pôr a postos para o Natal (ou se já estás, ainda mais).

Glee

Glee não é efetivamente uma série natalícia (assim como nenhuma das séries que aqui estão). No entanto, Natal não é só sobre luzes e comida. É impossível imaginar um Natal sem as suas músicas tradicionais e sem a Mariah Carey a cantar em todas as rádios. Posto isto, porque não entrar no espírito com uma das melhores séries musicais já feitas? A série conta com alguns episódios especiais de Natal e com uma excelente banda sonora natalícia.

A cada novo episódio, a série tem músicas de encher o ouvido, vozes de arrepiar e momentos para rir ou chorar. Esteve no ar de 2009 a 2015 na Fox (em Portugal na Fox Life). Foi uma série que angariou variadíssimos prémios, entre os quais Golden Globes e Emmy’s, e deixou os adolescentes fanáticos. Para os subscritores do NOS Play, é possível rever a série completa.watch-glee-season-2-episode-10-a-very-glee-christmas

Gilmore Girls

Gilmore Girls (em português Gilmore Girls: Tal Mãe, Tal Filha) é uma série que transmite a realidade familiar. As famílias não são perfeitas: os filhos podem não gostar dos pais, os pais podem não estar juntos, as pessoas discutem. Todo este drama familiar é atenuado pelas partes cómicas da série. Esta é a série perfeita para ver antes do Natal porque prepara qualquer pessoa para um pequeno drama indesejado. Quer para ver os familiares com quem não se dá tanto ou para não responder a interrogatórios. Ao ver a série fica-se pronto para pôr tudo para trás das costas nesta altura do ano.

A série tem alguns especiais de Natal e, em 2016, estreou Gilmore Girls: A Year in the Life. Esta última série é uma sequência da primeira onde aparecem as mesmas personagens dez anos depois. Inclui um episódio por cada estação do ano e o de Inverno tem muita neve e luzes para este Natal.

Gilmore Girls esteve no ar entre 2000 e 2007 e foi transmitida pela WB e pela CW (em Portugal na SIC e SIC Mulher).

Lê Também: Jantares de Natal? Sete restaurantes em Lisboa para juntar amigos ou família

Little Women

Little Womem (em português As Mulherzinhas) é uma adaptação do romance do século XIX de Louisa May Alcott. É a sexta vez que o livro é adaptado à televisão e a quarta vez pela BBC (1950, 1958, 1970 e 2017). A mais recente versão é uma mini série de três episódios.

A história das irmãs March (Meg, Jo, Beth e Amy) e da sua mãe merece o foco da agenda natalícia. Cada uma das irmãs e, em certa parte, também a mãe, mostram certos valores e atitudes que devemos pensar em todo o ano, mas que nesta época falam ainda mais alto. O trabalho árduo, o amor que têm umas pelas outras, a forma como cuidam uma das outras, a maneira como ultrapassam as dificuldades juntas. Tudo isto juntando as desavenças naturais de uma família. Para além disso, a história tem uma mensagem política e social que se mantém atual pois a história mostra tanto o conservadorismo como o liberalismo face à posição da mulher na sociedade.

Friends

Não poderia deixar de estar aqui a clássica série Friends. O Natal, entre muitas outras coisas, é amizade. Que série melhor para retratar este sentimento se não Friends?

As aventuras dos seis amigos (Monica, Chandler, Rachel, Ross, Joe e Phoebe) acompanharam as vidas de muitos durante uma década (1994 – 2004) na NBC (em Portugal foi transmitida na RTP1 e RTP2). Contudo, é sempre um clássico bom para rever. Esta série tem um pouco de tudo: comédia, drama, música, etc. Além disso retrata perfeitamente um grupo de amigos, onde nem todos se dão de igual forma e têm algumas discussões. Ainda mais, quase todas as temporadas têm um especial de Natal. Ao ver esta série qualquer pessoa estará inspirada para a prenda do “amigo secreto” ou até para o jantar de Natal.

Para os mais fanáticos, será possível rever a série completa a partir de 17 de dezembro, na Fox Comedy.

“White Christmas”, Black Mirror

Não é uma série inteira, é apenas um episódio, é verdade, mas o Espalha-Factos aconselha a que vejas este episódio. Deste modo, pode ser um incentivo para veres a série completa. Uma das coisas boas de Black Mirror é que cada episódio é uma história diferente, não precisando assim de ser vista por ordem. É uma série britânica que, atualmente, pertence à Netflix.

Black Mirror é uma série que nos mete a pensar sobre a realidade em que vivemos. “White Christmas” é passado num mundo em que as pessoas podem ir à Internet através de um dispositivo de realidade aumentada implantado nos olhos. Este episódio faz uma viagem pelo mundo da tecnologia e como ele pode alterar as pessoas, sempre com o Natal como pano de fundo.

Numa altura em que temos tendência a repensar nas nossas vidas (seja por ser Natal ou pelo ano estar a acabar), este é um bom episódio para se ver.

Lê Também: Calendário com dez Mercados de Natal em Portugal