Fausto
Foto: António MV / divulgação

‘Fausto’: CCB celebra 25 anos de existência com espetáculo da mala voadora

Fausto é um espetáculo site-specific concebido pela mala voadora para a comemoração do 25.º aniversário do Centro Cultural de Belém (CCB). A estreia está marcada já para dia 5 de dezembro, quarta-feira, sendo que só poderá ser vista até dia 8, sábado. 

Diversas são as formas de celebrar o 25.º aniversário do CCB. A peça Fausto é, logo à partida, a mais ambiciosa. Sendo um aniversário tão importante (afinal falamos de um quarto de século!) é necessária uma celebração à altura. Por isso, a companhia de teatro mala voadora concebeu um espetáculo que promete ser «uma grande obra-prima, espantoso, monumental, avassalador».

Escrito por Jorge Andrade (co-fundador da mala voadora), este espetáculo trata da ambição artística, por vezes desmedida, com uma forte alusão à alegoria da «venda da alma ao diabo» como recurso para a concretização de grandes ambições.

Em comunicado enviado ao Espalha-Factos pode ler-se: «para financiar um trabalho que possa permitir-nos alcançar esse resultado, começamos por contar com a confiança do CCB. Ao fim de pouco tempo contudo, ela vai revelar-se insuficiente. Mas o CCB vai juntar-se a nós e, juntos, vamos levar a cabo uma eficaz operação de captação de financiamento estatal».

Em conjunto iniciam então uma operação de financiamento junto do Ministério da Cultura. Seguem-se vários outros: a Defesa, a Saúde, a Justiça… Porém, para a obtenção de todo este financiamento, são precisas contrapartidas… A RTP muda-se para o CCB. Os doentes sem espaço nos hospitais passam a figurantes na peça. Dá-se guarida aos militares. Enfim, uma verdadeira bomba mediática.

Pouco a pouco, todo o Orçamento de Estado é absorvido por este projeto artístico que se torna, assim, uma representação global do país.

Com Jorge Andrade a dirigir também toda a produção, esta peça conta com a presença de mais de 40 atores em palco, como Anabela Almeida, Mónica Garnel, Vítor d’Andrade, entre outros. Serão acompanhados pelo Coro Menor e pelo Grupo de Danças e Cantares Besclore.

Para não deixares de ver

Esta peça pode ser vista no Grande Auditório do CCB, em Lisboa, de 5 a 7 de dezembro, pelas 21h, ou no dia 8 pelas 16h. O preço dos bilhetes varia entre 20 e 23 euros, com possibilidade de 30% de desconto para portadores do cartão Amigos CCB.

LÊ TAMBÉM: O DEUS DA CARNIFICINA REGRESSA AOS PALCOS AINDA ESTE MÊS

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Clint Eastwood em Imperdoável
Clint Eastwood. Cinco filmes para celebrar o aniversário do ator