Começa a saga dos jantares de natal. O Espalha-Factos dá-te sete sugestões de restaurantes com menus de Natal. 

Seja com amigos, colegas de trabalho ou familiares, a altura de marcar mesa é um drama. Uns são mais saudáveis, outros querem um restaurante perto de casa ou um menu barato.

Os restaurantes já se começam a preparar para os jantares de grupo dedicados ao Natal e preparam menus especiais. Antes que as reservas esgotem, é melhor começares a procurar onde queres juntar o teu grupo e evitar conversas infinitas no chat.

Venham daí as bandoletes com renas e os barretes de Pai Natal.

1. El Clandestino

Do México e do Peru chegam à mesa sabores acentuados e diferentes da habitual ementa de Natal. O El Clandestino fica na Rua da Rosa, no Príncipe Real.

Aqui podes provar os Tacos – iguaria típica mexicana cuja base de tortilha é recheada com diversos ingredientes – de Salmão e Lima; o Guacamole Tradicional; e ainda Churros com Doce de Leite e Lima.

Há dois menus – um tradicional e um vegetariano – que se adaptam a todos. Cada um custa 25 euros e o restaurante já aceita reservas de mesa.

2. Atalho Real

Este restaurante é para quem gosta de um bom bife e procura a carne no ponto (seja ela bem ou mal passada).

O restaurante fica no Príncipe Real, mais propriamente num palacete. É um jantar num local mais requintado.

Para esta época especial, em que se juntam grupos para um jantar de Natal, o grupo Atalho inaugurou uma sala de eventos. Veio na altura certa.

Para abrir o apetite há bolo do caco com manteiga de alho (2,5 euros) nas entradas. Depois o pedido é passo a passo: primeiro escolhe-se onde comer a carne – no pão em bolo do caco, no prato com dois acompanhamentos ou apenas a carne com mais de 100 gramas por prato – depois qual o tipo de carne e por fim os acompanhamentos.

Para finalizar há Crumble de Maçã com Sorbet (4 euros) ou Bolo de Alfarroba com Sorbet (4 euros).

3. Mami Organic Food & Bar

Este é para os mais saudáveis, os veganos e os vegetarianos que não dispensam o sabor da comida mediterrânica. O Mami Organic Food & Bar fica no Saldanha.

O restaurante já tem quatro menus diferentes dedicados aos jantares de Natal e todos com direito a welcome drink e café, descafeinado ou chá no fim do jantar.

  • Menu Mami, de 25 euros com bar aberto e inclui: entrada com opção de sopa do dia ou pão, azeite e azeitonas; prato, como o Hamburguer O Médio Oriente Vegan feito com Húmus, servido em Pão de Pita e acompanhado de legumes grelhados; bebidas como vinho ou a Kombucha; e sobremesa que tem como opção o Bolo Rei Mami.
  • Menu Executivo, de 35 euros. Na entrada há Queijo e Cura ou Ceviche de Choco; no prato há opção de Bife do Lombo com Gratain de batata doce e Queijo velho picante; nas bebidas pode-se optar por sumo natural ou cerveja; na sobremesa há opções como Pain Perdu com vinho do porto, frutos secos e sorbet de abóbora.
  • Menu Premium, de 67.50 euros com direito a bar aberto. A diferença dos menus anteriores está: no prato principal, que não inclui o Hamburguer Vegan; nas bebidas dando a opção de vinho tinto ou branco; na sobremesa com Pão de rala Mami com figo, nozes, favo de mel e cremoso de queijo, envolto em palha de Abrantes; e no pós jantar, podendo escolher um digestivo ou gin.
  • Menu Natal Bar Aberto, de 50 euros. Este tem ainda mais opções para o prato principal; nas bebidas tem apenas vinho, sumo natural ou água; e no bar aberto tem variadas bebidas espirituosas.

 

4. Chão de Pedra

O típico restaurante de comida portuguesa, onde o chão é literalmente de pedra, fica na Rua São Filipe Neri, no Rato.

Já há dois menus preparados especialmente para os jantares de Natal. O primeiro é mais simples e custa 18 euros de segunda a quinta-feira e 21 euros às sexta-feiras, sábados, vésperas de feriados e feriados.

O menu 1 inclui um couvert; permite escolher uma entrada; um prato de carne e um de peixe; três sobremesas; bebidas à descrição durante o jantar; e café

Já o menu 2, custa 22 euros de segunda a quinta-feira e 25 euros às sexta-feiras, sábados, vésperas de feriados e feriados. Este conta com: um aperitivo de entrada; petiscos na mesa ou uma entrada; dois pratos principais; uma sobremesa; bebida à descrição durante o jantar; e café.

5. Casa Nepalesa

Fica na Avenida Elias Garcia, na Praça de Espanha, mas o interior leva os clientes para o Nepal. O restaurante Casa Nepalesa serve comida tradicional do Nepal e é decorado a rigor.

Há três opções de ementas de grupo, que vão desde os 20.90 euros até aos 30.90 euros. A diferença entre os três menus está na variedade de opções que se pode escolher desde as entradas à sobremesa e no facto de o menu dois e três incluir um aperitivo inicial.

Entre os pratos que podes provar está: o Paneer Palungo do menu um que é um queijo caseiro com espinafres fresco e especiarias; o Masaledar Bandel Ko Maasu do menu dois, um javali com molho de caril tradicional; e o Bhanta Tarkaari, um puré de Beringela assada no forno de carvão com molho de especiarias.

6. O Mercado

Variedade de menus de Natal não falta. O Restaurante O Mercado – em Alcântara – já tem quatro menus de grupo para o Natal.

O menu mais barato custa 22.50 euros e o mais caro custa 37.50 euros. O último conta, além das entradas, com um creme de marisco e um prato do mar: Cataplana de Garoupa e Marisco.

Os restantes menus incluem entrada, dois pratos à escolha, bebidas, sobremesa e café.

7. The George

É um pub britânico em Lisboa, mais propriamente na Rua do Crucifixo. O Menu de Natal já está preparado.

Um custa 30 euros – tem prato principal, entrada ou sobremesa e bebidas – e o outro custa 35 euros e tem entrada, prato principal, sobremesa e bebidas.

Nas entradas há como opção a Sopa de tomate com ovo de coderniz escalfado, Croutons de centeio e azeite de coentros. Como prato principal podes escolher Pappardelle de Cogumelos Selvagens, Óleo de trufa e Lascas de parmesão. Para finalizar uma das sobremesas é Brownie de chocolate com gelado de tangerina.