A falta que nos move
Fonte: Marcelo Lipiani | página oficial do Teatro São Luiz

Teatro São Luiz proporciona serão cultural com performance de 13 horas

Este sábado (24) podes ir ao Teatro São Luiz e ver uma de três alternativas: dança, teatro ou uma performance. A falta que nos move, de Christiane Jatahy é uma instalação/vídeo que será projetada para celebrar o fecho da programação Artista na Cidade.

Com início às 17h30 (tal como o início das filmagens) e com duração de 13 horas, será projetado o filme A falta que nos move, na Sala Bernardo Sassetti. Na verdade, A falta que nos move não é apenas um filme, é uma performance viva, um happening e uma festa.

A peça de teatro

Entre 2005 e 2009, este título pertencia a uma peça de teatro sobre a família e os seus sistemas relacionais: a relação com a família, entre o ator e a personagem, entre o teatro e a performance. De acordo com a artista, “o tempo da peça era o tempo real da ação e enquanto eles preparavam um jantar, bebiam algumas garrafas de vinho e conversavam entre si e com o público”.

O filme

A partir de 2008 surgiu a ideia de transformar esta peça em filme. Uma experiência ainda mais radical que a peça de teatro. Para fazer esta filmagem, a artista assumiu dez pressupostos: cinco atores; um local de filmagens; treze horas de filmagens continuas; três câmaras simultâneas; atores dirigidos por mensagens de texto; a espera por uma pessoa; seguir os seus roteiros, desconhecendo os restantes roteiros; comer, cozinhar e beber de verdade; histórias reais e fictícias; e por último, ninguém pode sair da filmagem, aconteça o que acontecer.

A performance

As treze horas contínuas de filmagem, foram produzidas na noite de 23 para 24 de dezembro, num total de 39 horas de filmagem e depois reduzidas para duas horas de filme. Neste sábado, o que podemos ver é exatamente as 39 horas de filme sem edição.

Em três telas podes assistir, como se fosse em direto, a esta extraordinária performance no Teatro São Luiz, a partir das 17h30 até às 6h30. Podes entrar e sair a qualquer hora, podes ver apenas 5 minutos ou podes ver a performance inteira. Podes circular pela sala, desde que não perturbes o restante público. A cafetaria estará aberta. Espreita aqui, como tudo vai acontecer.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘Flops’ do Cinema. Sete filmes que foram um fracasso de bilheteira