Este sábado (24) podes ir ao Teatro São Luiz e ver uma de três alternativas: dança, teatro ou uma performance. A falta que nos move, de Christiane Jatahy é uma instalação/vídeo que será projetada para celebrar o fecho da programação Artista na Cidade.

Com início às 17h30 (tal como o início das filmagens) e com duração de 13 horas, será projetado o filme A falta que nos move, na Sala Bernardo Sassetti. Na verdade, A falta que nos move não é apenas um filme, é uma performance viva, um happening e uma festa.

A peça de teatro

Entre 2005 e 2009, este título pertencia a uma peça de teatro sobre a família e os seus sistemas relacionais: a relação com a família, entre o ator e a personagem, entre o teatro e a performance. De acordo com a artista, “o tempo da peça era o tempo real da ação e enquanto eles preparavam um jantar, bebiam algumas garrafas de vinho e conversavam entre si e com o público”.

O filme

A partir de 2008 surgiu a ideia de transformar esta peça em filme. Uma experiência ainda mais radical que a peça de teatro. Para fazer esta filmagem, a artista assumiu dez pressupostos: cinco atores; um local de filmagens; treze horas de filmagens continuas; três câmaras simultâneas; atores dirigidos por mensagens de texto; a espera por uma pessoa; seguir os seus roteiros, desconhecendo os restantes roteiros; comer, cozinhar e beber de verdade; histórias reais e fictícias; e por último, ninguém pode sair da filmagem, aconteça o que acontecer.

A performance

As treze horas contínuas de filmagem, foram produzidas na noite de 23 para 24 de dezembro, num total de 39 horas de filmagem e depois reduzidas para duas horas de filme. Neste sábado, o que podemos ver é exatamente as 39 horas de filme sem edição.

Em três telas podes assistir, como se fosse em direto, a esta extraordinária performance no Teatro São Luiz, a partir das 17h30 até às 6h30. Podes entrar e sair a qualquer hora, podes ver apenas 5 minutos ou podes ver a performance inteira. Podes circular pela sala, desde que não perturbes o restante público. A cafetaria estará aberta. Espreita aqui, como tudo vai acontecer.