O que há alguns anos parecia apenas o sonho americano pós-Thanksgiving, em Portugal já é um dos dias mais esperados do ano.

A Black Friday já não passa despercebido a ninguém e até mesmo os mais forretas aproveitam esta sexta-feira de novembro para aproveitar alguns dos maiores descontos do ano. Roupa, tecnologia, sapatos, electrodomésticos, brinquedos, viagens e até comida – esta sexta-feira negra é um dos dias do ano que mais leva pessoas aos centros comerciais.

Neste artigo damos-te algumas sugestões para poderes tirar o melhor partido das tuas compras neste dia – seja para evitares compras por impulso, seja para aproveitares os melhores descontos.

1- Comparar preços

É certo e sabido que neste dia é preciso muita atenção aos descontos – muito aliciantes – que são feitos. Antes de uma Black Friday, imensas marcas inflacionam os preços para que, quando chegue o grande dia, os descontos pareçam ainda mais aliciantes. Na maioria das vezes, acabamos a comprar coisas ao mesmo preço a que estavam há duas semanas atrás. Os electrodomésticos e a tecnologia são as áreas onde esta situação se repete ano após ano.

Para evitar que isto aconteça, o melhor mesmo é consultarmos um comparador de preços online. O Kuanto Kusta e o comparador da DECO são duas ferramentas que te poderão ajudar a evitar este tipo de fraude.

2-Fazer uma wishlist

black friday

Tal como fazer uma lista de compras para o supermercado nos ajuda a evitarmos os corredores da guloseimas, chocolates e afins, também uma wishlist para a Black Friday nos ajuda a evitarmos compras por impulso. O melhor mesmo é, antes da meia noite de sexta-feira, darmos uma vista de olhos nos sites das lojas onde queremos fazer compras. Guardarmos os links dos produtos que queremos ou até preparar os cestos de compras online de imediato e deixarmos o checkout para a sexta-feira negra são duas das táticas mais eficazes para evitar as – malditas – compras por impulso.

3- Comprar online

À semelhança do ponto anterior, comprar online mostra-se o método mais prático e eficaz neste dia do ano. Além de evitares a – grande – confusão das lojas, a probabilidade de encontrares a peça que queres no tamanho que queres é muito maior. Além disso, há marcas que vão fazer descontos exclusivos online. Mesmo que não queiras pagar portes, podes sempre recolher as encomendas gratuitamente em loja – é o caso das lojas da Inditex.

4-Prendas de natal? Já?

black friday

Falta só um mês para a época natalícia e como – infelizmente – os saldos de inverno só começam depois do Natal, o melhor desta Black Friday é mesmo o facto de podermos comprar já os presentes a um preço mais baixo – a menos que sejas o tipo de pessoa que deixa todas as compras de natal para a tarde de dia 24 de dezembro.

LÊ TAMBÉM – CHIC EVERY WEATHER: A NOVA APP QUE TE DIZ O QUE VESTIR CONSOANTE O TEMPO

5- Sonhos consumistas? O dia ideal para os cumprir

Este é um dos melhores dias do ano para cometermos aqueles devaneios consumistas. Esta sexta-feira é o melhor dia do ano – fora as épocas de saldos – para comprar as tendências mais caras desta temporada – sejam casacos ou botas, e também aqueles itens que são os nossos maiores caprichos consumistas mas pelos quais teríamos de dar um dos nossos rins – seja uma carteira ou um relógio.

6-Tecnologia e electrodomésticos

É na tecnologia e nos electrodomésticos onde se fazem, normalmente, os descontos mais aliciantes. Basta ver aqueles vídeos virais da Black Friday para percebermos isso não é?

Se no resto do ano podem obrigar a um grande investimento, neste dia podem encontrar-se as melhores oportunidades nos gadgets mais caros. Muitas das marcas mais famosas – por exemplo, aquela da maçãzinha – só fazem descontos neste dia do ano. Computadores, telemóveis, máquinas fotográficas, televisões ou até máquinas de lavar a loiça são os itens mais procurados. Para garantir que compras aquela coisa pela qual esperaste o ano todo para poderes comprar, a opção mais segura é mesmo comprar online.

7- Aproveitar os Black Weekends e afins

Cada vez mais lojas prolongam os dias com descontos. Há lojas que já começaram as promoções na quarta-feira, outras que as vão prolongar até domingo. Se queres evitar as grandes confusões de sexta-feira, mas mesmo assim queres ir às lojas físicas, a melhor opção é aproveitares os Black Weekends, por exemplo. Se compraste algum item antes de sexta-feira e não estás satisfeito tens também a possibilidade de fazer trocas durante o fim de semana.