No próximo dia 24 de novembro (sábado), o ciclo de conversas com escritores Porto de Encontro recebe Júlio Machado Vaz, médico psiquiatra, professor universitário e autor de uma vasta obra.

A decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, Júlio Machado Vaz protagonizará a 70.ª edição deste ciclo de conversas com a apresentação do seu mais recente livro O Amor É.

O encontro vai realizar-se pelas 16h00 e a entrada é gratuita. Esta sessão terá como convidados especiais Inês Meneses, coautora do último livro de Machado Vaz, e ainda Manuel Sobrinho Simões, o prefaciador do mesmo livro.

Júlio Machado Vaz

Foto: divulgação

Porto de Encontro

Numa entrevista conduzida pelo jornalista Sérgio Almeida, onde é aberto um espaço de diálogo e partilha, o Porto de Encontro é um ciclo de conversas com escritores promovido e oferecido à cidade do Porto pela Porto Editora, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand.

Com uma periodicidade mensal, o jornalista conversa com um autor que fala sobre os seus livros e sobre o seu percurso.

Em sessões anteriores deste ciclo de conversas já participaram José Tolentino de MendonçaJosé Eduardo Agualusa, Valter Hugo MãeFrederico Lourenço, entre outros.

Parte da vida cultural da cidade nortenha desde 2011, estes encontros reuniu mais de 20 mil espectadores nas últimas sessões que decorreram em diversos espaços da cidade, como a Casa da Música, o Teatro Rivoli, a Casa das Artes ou o Teatro Nacional São João.

Sobre Júlio Machado Vaz

Júlio Machado Vaz nasceu no Porto, em 1949, e é médico psiquiatra e sexólogo.

Doutorou-se em Psicologia Médica e foi Professor auxiliar do Departamento de Ciências do Comportamento da Universidade do Porto. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

Em 2005, foi condecorado com o Prémio Arco-Íris, da Associação ILGA Portugal, pelo seu contributo na luta contra a discriminação e homofobia. Já em 2006, foi feito Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Uma presença assídua na comunicação social, tem vindo a marcar gerações na rádio com O Sexo dos Anjos. Já na televisão, ninguém esquece Sexualidades.

Com Inês Meneses, acaba então de publicar um novo livro, intitulado O Amor É , dedicado ao já mítico programa que mantêm na Antena 1, com  o mesmo nome da recente publicação.