O que têm em comum ‘O Lago das Cisnes’ e a ‘Cinderela’? Ambos, na forma de bailado, estão em cena no Teatro Tivoli BBVA, no segundo fim-de-semana de dezembro, pela mão de Sergei Radchenko e da companhia Russian National Ballet.
O Lago dos Cisnes
Sabias que esta peça foi apresentada ao público pela primeira vez a 4 de março de 1877, no Teatro Bolshoi em Moscovo, e que foi um verdadeiro fracasso? Não pelo seu compositor considerado brilhante, Tchaikovsky, mas pela má interpretação da orquestra e dos bailarinos. Só dezoito anos mais tarde teve sucesso, uma vez apresentada com uma nova coreografia. Desde então, a peça tem vindo a ser constantemente apresentada.
Como tal, nos dias 7 e 8 de dezembro, podes assistir à interpretação desta peça pela companhia Russian National Ballet. A coreografia, da autoria de Marius Petipa, traz um grande desafio aos bailarinos durante os seus IV atos. Na sexta-feira dia 7, há sessão às 21h. No sábado dia 8 podes escolher entre as 11h, 16h e as 21h.
Cinderela
Ao contrário da versão habitual, aqui as irmãs da Cinderela não são más. São antes deselegantes e desastradas, conferindo uma caraterística nuance cómica a esta peça. Ao longo de dois atos distribuídos por 100 minutos (com intervalo) podes assistir à coreografia de Elena Radchenko.
Esta versão da Cinderela tem apresentação marcada para domingo dia 9, às 15h ou às 18h30, numa performance também levada a cabo pela companhia Russian National Ballet.

Fonte: Divulgação
Podes comprar os bilhetes para estas peças no locais habituais e no sítio do Teatro Tivoli BBVA.