Com a chegada do outono, chega também a época mais atribulada dos estudantes. Desde exames a frequências, e ainda trabalhos de grupo, os quase 190 mil estudantes no ensino superior em Lisboa deparam-se com um problema em comum — locais para estudar.

Posto isto, o Espalha-Factos reuniu uma lista com os dez melhores lugares para estudar em Lisboa. Quer seja num café, ou numa biblioteca silenciosa, temos opções para todos os gostos.

Biblioteca Palácio Galveias

Situada no Campo Pequeno, o palácio secundário dos Távoras tornou-se, em 2017, num dos lugares mais deslumbrantes e amplos para estudar em Lisboa. Construída em U, a biblioteca apresenta a versatilidade de espaços para todos os gostos – salas de leitura, varandas, um jardim e um quiosque.

Horário: Terça a Sexta: 10h-19h; Sábado e Segunda: 13h-19h; Domingo: 13h-17h.

Como chegar: Metro: Campo Pequeno; Carris: 727, 736, 738, 783; Gira: Posto 430.

View this post on Instagram

A pensar em quebrar fronteiras e aproximar distâncias, a realizadora @claudiavalves reúne jovens dos 12 aos 15 anos na Biblioteca do Palácio Galveias (na imagem), já este sábado, dia 22. Pelas 16h00 dá-se o início da oficina do nosso Projecto Educativo, que apresenta duas curtas-metragens do projecto Vídeo nas Aldeias: "Já Me Transformei em Imagem" (Zezinho Yube, 2008) e "Boa Viagem, Ibantu! (Vincent Carelli, 1999). Para reflectir e debater a temática indígena. 🎬🎬🎬🎬 Oficina gratuita. Mais info em doclisboa.org #projectoeducativo #educationproject #claudiaalves #educativo #educativodoc #educativodoclisboa #galveias #biblioteca #bibliotecagalveias #bibliotecamunicipaldelisboa #bibliotecasmunicipaisdelisboa #galveiaspalacelibrary #videonasaldeias #filmesindigenas #ivealreadybecomeanimage #boaviagemibantu #planet #sustainability #ecology #shortfilms #curtasmetragens #curtas #filmes #films #cinema #doc #documentários #documentary #doclisboa #doclisboa18

A post shared by Doclisboa (@doclisboaiff) on

Livraria Ler Devagar

Com quatro pisos, 40 mil livros novos e 10 mil livros usados, o espaço no complexo LX Factory é, desde 2009, paragem obrigatória no roteiro cultural e turístico de Lisboa. O bar Beber Devagar e o restaurante Malaca Too, dentro do edifício, oferecem locais de estudo, para além das salas de leitura.

Apesar do ruído caraterístico de qualquer livraria aberta ao público, o espaço consegue fornecer a tranquilidade para uma sessão de estudo produtiva.

Horário: Domingo e Segunda: 11h-21h; Terça a Quinta: 11h-23h; Sexta e Sábado; 11h-01h.

Como chegar: Carris: E15, E18, 714, 720, 728, 738; Comboios: LC – Alcântra-Mar, LA – Alcântara-Terra.

Biblioteca Nacional de Portugal

Dotada com a missão de reuniur, proteger e disponibilizar todo o conhecimento produzido em Portugal, a BNP constitui-se como um símbolo dos saberes português. Reunidos num edifício com treze pisos, estão os três milhões de documentos de acesso a qualquer portador do cartão de leitor. Num âmbito mais facilitador, a Biblioteca dispõe de uma sala de leitura geral, no primeiro piso, aberta ao público. Num espaço onde se alberga tanto conhecimento, é impossível não te sentires inspirado para estudar.

Espalha-Factos aconselha-te a levares uma moeda de um euro para aluguer de um cacifo à entrada, pois o acesso a mochilas e malas é restrito dentro das instalações.

Horário: Segunda a Sexta: 9h30-17h30.

Como chegar: Metro: Entrecampos ou Cidade Universitária; Carris: 701, 736, 738, 783, 798; Gira: 462; Comboios: Entrecampos; Estacionamento: sujeito a pagamento.

Padaria Portuguesa Lab

Uma alternativa ao clássico azulejo e sistema de cores das restantes padarias portuguesas, a Lab apresenta-se com um espaço amplo, iluminado e, acima de tudo, minimalista. Este laboratório para mentes brilhantes é ideal para quem prefere estudar num café. Com wi-fi que chega até à esplanada, não vais ter desculpa para não trabalhar.

Horário: Todos os dias, 7h30-21h.

Como chegar: Metro: Campo Pequeno ou Saldanha; Carris: 727, 736, 738, 744, 783, 798; Gira: 427.

Biblioteca Camões

Situada no coração de Lisboa, encontra-se um recanto perfeito para estudar, ler ou trabalhar. No segundo piso deste edifício, fator negativo para pessoas de mobilidade reduzida, situa-se a sala de leitura e biblioteca do Chiado. Aqui, existem computadores de uso gratuito e serviço de reprografia, mediante o cartão de leitor. A meio do teu estudo intensivo, o Espalha-Factos sugere uma pausa no encantador Miradouro de Santa Catarina.

Horário: Terça a Sexta: 10h30-18h30; Sábados e Segunda: clica aqui.

Como chegar: Metro: Baixa-Chiado; Carris: Elevador da Bica, E28.

Starbucks

De entre as sete localizações em Lisboa, a opção mais clássica de uma coffee shop como o Starbucks é sempre segura. Acompanhado por um Mocca ou Macchiato, as bebidas requintadas são, talvez, um dos melhores incentivos para o estudo. Os cafés dispõe de Wi-Fi gratuito e uma variedade enorme de assentos, desde a sofás, mesas altas ou corridas. O local ideal para trabalhos de grupo ou em computador, visto que o ruído pode não ser muito benevolente à concentração.

Espalha-Factos sugere-te, principalmente, o Starbucks dos Armazéns do Chiado, pelo espaço amplo e ambiente mais calmo.

Horário: Segunda a Domingo: 10h-23h (Starbucks Chiado)

Como chegar: Metro: Baixa-Chiado; Carris: 711, 736, 759, 783.

Picoas Plaza

Em pleno centro comercial, no centro de Lisboa, o Picoas Plaza dá-te dois espaços de estudo para gostos completamente distintos. No exterior deste há uma praça central calma, que só tem tendência a encher durante a hora de almoço. Ao ar livre, encontra-se um local de estudo ou de trabalho que até de inverno permanece atrativo.

Para troianos, existe a opção do Centro de Informação Urbana de Lisboa, com um espaço de trabalho bastante tranquilo que acolhe estudantes e investigadores.

Horário: Segunda a Sexta: 10h-20h.

Como chegar: Metro: Picoas; Carris: 727, 736, 738; Gira: 403.

LÊ TAMBÉM: OS CAFÉS CUJOS ESPAÇOS INTERIORES TE FARÃO ESQUECER A CHUVA LÁ FORA

Universidade de Lisboa:

Caleidoscópio

Aberto a toda a comunidade universitária de Lisboa, a sala de estudo de 175 lugares prima pela sua iluminação natural e proximidade do McDonald’s.

Horário: Aberto 24 horas.

Como chegar: Metro: Campo Grande; Carris: 701, 717, 736, 750, 767, 798; Gira: 481.

Instituto Superior Técnico – Pavilhão de Civil

No piso 0 do Pavilhão de Civil encontra-se o espaço mais propício àqueles que gostam de estudar pela noite fora. Nas várias salas deste edifício poderás encontrar todo o tipo de estudante de Lisboa em épocas de exame.

Horário: Aberto 24 horas.

Como chegar: Metro: Saldanha ou Alameda; Carris: 713, 716, 720, 742, 767; Gira: 419 ou 420.

Biblioteca da Faculdade de Letras

Rica de espaço e de bibliografia, a Biblioteca da FLUL é um dos espaços onde encontrarás mais tranquilidade para estudar e mais material para consultar.

Horário: Segunda a Sexta: 9h-21h; Sábado: 9h-19h.

Como chegar: Metro: Cidade Universitária; Carris: 731, 735, 738, 755, 764, 768