O Natal está quase aí e já se pensam nos presentes. O Espalha-Factos mostra Mercados de Natal de norte a sul do país que começam já em novembro e vão continuar a surgir até janeiro.

Os Mercados de Natal são uma alternativa quando se procuram coisas diferentes e nacionais. Fazer as compras de Natal nos mercados é também uma forma de manter a sustentabilidade dos ofícios tradicionais portugueses e contribuir para a economia nacional.

Para além das compras, nas faltam atividades nos mercados e a típica fotografia das crianças com o Pai Natal. As pistas de gelo também prometem fazer rir com muitas das quedas que vão acontecer.

Mercado Get Zen Edição Especial Natal, Lisboa – 24 e 25 de novembro

O Museu de Lisboa, Palácio Pimenta, no Campo Grande vai receber o Mercado Get Zen numa edição especial. O Natal também é tempo de estar Zen.

O principal objetivo do Mercado Get Zen é promover a Saúde em Movimento e na edição de Natal, junta atividades ligadas a esta época.

No Mercado os visitantes podem encontrar artigos novos no que toca aos produtos regionais, gourmet, biológicos e reciclados ou ainda plantas, origami ou conceitos inovadores. Haverá também Oficinas e Tertúlias, onde se fala sobre alimentação saudável e equilibrada e se fazem algumas degustações.

As crianças também têm direito a um espaço só para elas: o Get Zen Kids – Fun for Life. Aqui podem aprender e construir jogos tradicionais, recorrendo a materiais usados, dando-lhes uma nova vida e aprendendo mais sobre sustentabilidade e ecologia.

Tanto no Sábado, como no Domingo, o Mercado começa às 10h e termina às 18h. A entrada é livre.

Coolares Fall’ing Market, Sintra – 24 e 25 de novembro e 15 e 16 de dezembro

A Caza e Quinta de Cima do Pé da Serra recebem o Coolares Fall’ing Market. Tem tons de outono nos dias 24 e 25 de novembro e espírito de Natal nos dias 15 e 16 de dezembro.

Caracterizado como o mercado mais cool e hippie, além das compras, os visitantes podem ainda passear pelos jardins centenários e comer alguns petiscos entre amigos.

O horário é desde as 11h até às 19h.

Um Dia no Mercado, Porto e Lisboa – 25 de novembro e 2 de dezembro

É um Mercado dentro de um Hotel, diferente dos habituais mercados urbanos. O Hotel Sheraton no Porto recebe no dia 25 de novembro várias marcas de roupa para bebé, criança e senhora, acessórios, sapatos, joelharia, brinquedos, decoração e uma lista que não acaba.

Este Mercado chega a Lisboa apenas no dia 2 de dezembro, com as mesmas marcas e artigos que dão ideias para as prendas de Natal. Um Dia no Mercado vai-se instalar no piso 1 do Mercado da Ribeira, o Estúdio Time Out.

Tanto no Porto, como em Lisboa, o evento começa às 10h30 e termina às 19h.

Mercado de Natal Campo Pequeno, Lisboa – 29 de novembro a 2 de dezembro

A arena recebe a renas do Pai Natal. De 29 de novembro a 2 de dezembro, o Campo Pequeno abre portas entre as 11h30 e as 21h30 para receber o mercado de Natal.

Podes contar com artigos de design, ecológicos, livros, moda, cerâmica, joalharia, decoração, brinquedos, artes plásticas e solidariedade.

É um vasto leque de opções para presente – mais de 100 expositores – que vão desde o mais tradicional, ao contemporâneo. Os artigos tentam agradar a todos os gostos e a todas as carteiras.

O custo da entrada ainda não foi divulgado, mas, à semelhança de outros anos, é dedutível nas compras.

Homy Pop Market Xmas Edition’18, Cascais – 30 de novembro a 2 de dezembro e de 7 a 9 de dezembro

É sob o lema “Ofereça Design Português” que surge o Homy Pop Market numa edição especial.

A Homy dá ideias, partilha tendências e curiosidades da decoração de interiores e do design, tanto nacional, como estrangeiro.

Esta é a segunda edição da Pop-up Store e que decorre no Atelier do Mercado da Vila de Cascais. Tem início às 10h e encerra às 20h.

Winter Market Stylista, Lisboa – 1 e 2 de dezembro

Este mercado tem um pouco de tudo: artigos de mulher, homem, criança, casa e comida. Tem marcas maioritariamente portuguesas, de excelente qualidade e design.

Este é o famoso mercado de moda ligado à blogger Maria Guedes. Junta mais de 100 marcas a pensar nas compras de Natal de quem visita o Mercado no Pavilhão Carlos Lopes.

Além de moda, há decoração, food trucks, área gourmet, zonas de descanso e um ambiente family & kids friendly para passar o fim de semana de forma descontraída e dentro do espírito natalício.

O Mercado começa às 10h e termina às 19h.

Natal

Winter Market – Edição de natal (Fotografia: Facebook Stylista)

Natal Encantado Porto de Mós, Leiria – 1 de dezembro a 7 de janeiro

Atividades não faltam no Natal Encantado de Porto de Mós. O Mercado de sabores de Natal já faz parte da lista de acontecimentos, bem como o Natal para os animais.

As crianças vão poder patinar na Pista de Gelo Ecológica, e ir à Aldeia das Traquinices – mas não se podem portar mal, se não o Pai Natal não corresponde aos pedidos. A animação musical também está no cartaz.

Os pais e os avós podem gostar particularmente de ver a exposição de presépios. Mas os eventos não ficam por aqui. O Natal Encantado decorre de 1 de dezembro até 7 de janeiro, o que significa que haverá festa de Passagem de Ano.

Natalis na Feira Internacional de Lisboa (FIL) – 5 a 9 de dezembro

Durante quatro dias, há cerca de 180 expositores para visitar , workshops onde se pode aprender e brincadeiras para os mais pequenos.

Há vários tipos de expositores, entre eles o Mercado da Sustentabilidade com produtos sustentáveis, como o nome indica, o Mercado ChocoDoce que já anuncia que aqui não faltam chocolates e doces conventuais, o Mercado Natal no Mundo com produtos de vários continentes e o Mercado do Pai Natal.

Quanto aos workshops, logo no primeiro dia de Mercado haverá uma oficina de criação de coroas de natal às 16h30 e uma oficina de criação de bijutaria às 15h30 no dia de encerramento do Natalis.

O Mercado na FIL está aberto entre as 15h e as 21h no dia 5 e no dia 9 de dezembro. Nos restantes dias encerra às 23h. O preço do bilhete são 3€ para os adultos e para as crianças a entrada é gratuita.

Natal

Natalis na FIL (Fotografia: Site FIL)

Mercado de Natal em Alvalade, Lisboa – 7 a 16 de dezembro

De 7 a 16 de dezembro, Alvalade ganha tons de vermelho, luzes natalícias e um mercado de Natal. Esta é a 5.ª Edição do Mercado que acontece na Avenida da Igreja.

Além de várias barraquinhas, artigos de comércio local e artesanato, vai ter animação para os mais novos com a Casa do Pai Natal. Podem entregar a carta ao Pai Natal enquanto os mais velhos se entretêm com a animação de rua.

De domingo a sexta-feira o Mercado ocorre entre as 10h e as 20h e aos Sábados prolonga o encerramento até às 21h.

Natal

Mercado de Natal em Alvalade 2018 (Fotografia: Evento no Facebook Mercado de Natal em Alvalade 2018)

Caldas das Taipas Vila Natal, Guimarães – 14 a 24 de dezembro

Nos fins de semana entre dia 14 a 24 de dezembro o Centro da Vila de Caldas das Taipas comemora o Natal com um Mercado.

Há produtos tradicionais, animação de rua – teatro, música, dança, pinturas faciais, jogos tradicionais, hora do conto e momentos para os mais novos tirarem fotografias com o Pai Natal e os figurantes natalícios.

Este é o segundo ano consecutivo do evento que conta com a organização de vários colaboradores, entre os quais a comissão de festas “Dar Vida à Vila”, o Município de Guimarães e o comércio tradicional.

Natal

Caldas das Taipas – Vila Natal (Fotografia: Evento no Facebook Caldas das Taipas – Vila Natal)