Entre 14 e 18 de novembro, o município de Ílhavo organiza o Festival Gastronomia de Bordo. O evento celebra a gastronomia que era confecionada a bordo das embarcações de pesca longínqua, costeira e lagunar. A chef Patrícia Borges, professora na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, é a mentora do Festival.

O objetivo do evento é recordar a tradição da região na pesca do bacalhau, por exemplo no Atlântico Norte. São 14 os restaurantes que aderem à iniciativa. Nestes espaços vai ser possível provar refeições que eram servidas a bordo dos bacalhoeiros. Estes pratos distinguem-se ao serem preparados com as partes do bacalhau que normalmente não são muito utilizadas. São exemplos as caras, os samos, as línguas ou a chora de bacalhau.

A Praia do Tubarão, Bela Ria, Canastra do Fidalgo, Cantina Bar da Lota, Duna do Meio, Estrela do Mar, Maradentro, Marisqueira Costa Nova, Marisqueira da Barra, Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, O Gafanhoto, O Navegante, Salsus e Traineira são os restaurantes que participam no Festival.

LÊ TAMBÉM: BRUNCHVILLA: A PRIMEIRA FEIRA DO BRUNCH CHEGA EM NOVEMBRO

Visitas guiadas

Além dos restaurantes, fazem parte da programação do Festival algumas visitas guiadas. No dia 14, o passeio faz-se de bicicleta pela Costa Nova do Prado. A visita é gratuita e a organização disponibiliza as bicicletas. No dia seguinte, a visita é pedestre pelo Porto de Pesca Costeira, na Gafanha da Nazaré. O custo do passeio é de 5 euros por pessoa.

O centro urbano de Ílhavo vai ser o local da visita orientada pedestre do dia 16 de novembro. O custo é de 5 euros por pessoa. No sábado o passeio volta a ser de bicicleta, mas pelos estaleiros DelMar Conde e Carmonáutica. O preço é de 8 euros por pessoa.

Destaque ainda para o chef Ricardo Marques, que vai preparar uma degustação na Bacalhau Barents, empresa de transformação de bacalhau. Esta visita, no dia 18, inclui também um passeio pelo porto de pesca e tem o valor de 15 euros por pessoa.