Quem são os Bluish? Talvez seja a questão que ecoe nas vossas cabeças neste momento, mas em pouco tempo perceberão quem é este duo português de dream pop. Constituído por Vera Vaz e João Farmhouse, os Bluish (fka Veer) trazem até nós os sons celestiais do primeiro EP, On Our Own, lançado a 1 de novembro. A festa de lançamento teve lugar no Musicbox, em Lisboa, onde pudemos ter o primeiro encontro com o potencial da jovem banda.

Quem são os Bluish?

Ainda que não sejam estreantes no mundo da música, Vera e João começaram este projeto recentemente e os frutos colhidos não são, de todo, verdes. Integraram o disco Novos Talentos FNAC de 2018, com o single Mess. Embarcaram ainda numa digressão pela Europa que passou por países como Espanha, França, Bélgica, Inglaterra e Holanda.

Apesar de On Our Own ser o primeiro trabalho oficial da banda, mostram simultaneamente o potencial de crescimento e uma sonoridade já bem desenvolvida. Cruzam o dream pop com o shoegaze ao mostrarem que menos é mais. O instrumental é minimalista, juntando sintetizadores a guitarras, no entanto a atmosfera etérea vai-se denotando ao longo do disco.

Mess é o primeiro single, lançado em março, e vincou automaticamente o estilo da banda. Segue-se Prom induzindo-nos num espírito mais divertido, quase boémio. A voz de Vera com a guitarra de João fazem o cocktail perfeito para nos fechar no universo dreamy que os Bluish patentearam.

Em On Our Own começamos a notar que o EP é, sim, uma narrativa que a banda nos vai contando e, tal como aconteceu na estreia no Musicbox, tudo faz sentido ao vivo. As performances alternam entre a timidez bastante sóbria e a libertação impulsionada pela música.

O cume da montanha dos Bluish é indubitavelmente Morning Sun: finalmente estamos de corpo e alma envolvidos numa névoa difusa de sons que nunca ouvimos. O vaivém de sintetizadores leva-nos ao espaço sideral e tudo culmina em Kind Eyes. Ao longo de 10 minutos, a música cresce em nós, revira-nos e quando estamos prontos para mais… acaba. Mas calma, isto é só o começo da viagem pelo universo Bluish.

On Our Own já está disponível no Bandcamp.