No jogo da pop, Ariana Grande parece reger-se pelas suas próprias regras. Prova disso: o advento de nova música menos de três meses após o seu último disco, Sweetener. Neste sábado (3), a cantora lançou thank u, next: a faixa-título daquele que será o seu quinto álbum, ainda sem data prevista.

Conforme a Variety indica, o tema foi lançado meia hora antes da emissão de Saturday Night Live; o episódio deste sábado é o primeiro a ir para o ar desde que Grande se separou do comediante Pete Davidson, que faz parte do elenco do programa.

A letra, que a cantora diz exprimir “gratidão, crescimento, abraçar os percalços do nosso caminho“, nomeia quatro ex-namorados de Grande: o falecido músico Mac Miller, Davidson, o rapper Big Sean e o dançarino Ricky Alvarez.

Produzida por Tommy Brown, Michael Foster e Charles Anderson, a canção foi escrita por Grande em parceria com os músicos mencionados, Taylor Monet Parks e Victoria Monét.

Um álbum, mas não uma era, em (rápida) construção

Após um breve hiato público, Grande começou a dar indícios de estar a gravar nova música. O primeiro manifestou-se a 2 de outubro, no Instagram, como nota a Teen Vogue; dois dias depois, revelou um excerto da faixa Needy, que foi confirmada como fazendo parte do disco thank u, next.

O álbum, sem artistas convidados, foi concebido com “os melhores amigos” da cantora.

No Twitter, Grande tem negado o fim abrupto da era de Sweetener. A solução proposta passa pela sobreposição dos momentos promocionais de cada álbum:

Não gosto de ‘eras’. Só quero fazer música e lançá-la quando quiser e cantá-la ao vivo. Não me quero conformar à rotina ou à fórmula. Adoro música, não vou estar à espera de mais dois anos para a lançar. Quero partilhá-la convosco enquanto está fresca!

Conforme Grande tem mencionado, a Sweetener World Tour—com datas anunciadas para a América do Norte—deverá reunir no seu alinhamento temas do disco homónimo e do seu sucessor.

A artista filmou recentemente um vídeo para Breathin, o último single de Sweetener, com a diretora Hannah Lux Davis.

No dia 1 de novembro, o canal britânico BBC One transmitiu o especial Ariana Grande at the BBC; a emissão de uma hora contou com performances e uma entrevista.

Já no dia 29 de outubro, Grande fez uma performance na comemoração televisiva, na NBC, de 15 anos do musical Wicked na Broadway; coube-lhe cantar o tema The Wizard and I.