Gladiator 2 vai mesmo acontecer. O projeto será novamente encabeçado por Ridley Scott, que realizou o multi-vencedor de 2001. Desta vez, o argumento do filme ficará a cargo de Peter Craig.

A história do filme vai focar-se em Lucius, filho de Lucilla (Connie Nielsen em Gladiador) e portanto sobrinho de Commodus (então Joaquin Phoenix). A personagem principal será altamente influenciada por Maximus, protagonizado por Russel Crowe, que arrecadou a única estatueta dourada da sua carreira com esta prestação.

De acordo com a revista online Deadline, a produção de Gladiator 2 pode acontecer muito rapidamente. O realizador Ridley Scott, famoso por Blade Runner: Perigo Iminente (1982) e Alien – O 8.º Passageiro (1979), está atualmente a reunir condições para gravar a sua primeira série para TV, Raised by Wolves. A sequela de Gladiador deverá mesmo ser a sua próxima longa-metragem cinematográfica.

Uma carreira incansável

Ridley Scott tem surgido incansável, com Todo o Dinheiro do Mundo (2017) em destaque no ano que passou. O realizador inglês tem na sua obra uma considerável quantidade de continuações, como por exemplo Alien: Covenant (2017) e, ainda, a respetiva sequela, que já se encontra em pré-produção, para além de Blade Runner 2049 (2017), que ajudou a produzir.

O filme terá apoio dos estúdios Paramount Pictures, encarregues de garantir o argumentista Peter Craig no projeto. O mesmo escreveu Top Gun: Maverick (2020), a sequela do clássico Top Gun – Ases Indomáveis (1986), que está a ser filmado neste momento. Craig também adaptou os dois últimos filmes da série Jogos Vorazes (2012-2015) e, antes disso, A Cidade (2010), de Ben Affleck.

Ainda não há atores ligados ao elenco de Gladiator 2.

O primeiro Gladiador, para além de ter ganho o principal Oscar da Academia, foi aclamado pela crítica e um sucesso de bilheteira (350 milhões de euros pelo mundo fora). Das 11 nomeações, venceu cinco Oscars: Melhor Filme, Melhor Ator Principal, Melhor Figurino, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.

Ridley Scott nunca alcançou qualquer premiação equivalente.