A pele é o maior órgão do corpo humano e merece que a tratemos tão bem como os restantes órgãos. Tanto para a pele como para o cabelo é importante que tenhamos uma boa rotina de beleza.

Para uma rotina de beleza adequada às nossas necessidades é imprescindível saber que produtos utilizar e que combinações nunca fazer.

Neste artigo damos-te a conhecer várias combinações que podem ser fatais. Irritações cutâneas, mau funcionamento de séruns ou produtos de maquilhagem que simplesmente não funcionam são alguns dos resultados.

A culpa, na maioria das vezes não é da marca, mas sim da maneira como aplicamos os produtos ou até da mistura de determinadas fórmulas.

Para evitar irritações na pele, couro cabeludo sensível e reações corporais pouco agradáveis o melhor é evitar estas combinações:

1- Cabelo descolorado + cloro

Se ter o cabelo descolorado já constitui por si só um risco, dada a fragilidade dos fios devido ao efeito abrasivo da descoloração, mergulhar o cabelo em água com cloro pode ser irremediável. Há piscinas em que é usado, inclusive, uma solução para tornar a água mais verde, verde esse que pode tingir os cabelos mais claros.

No entanto, se tiver mesmo de molhar o cabelo em água com cloro, deve passá-lo por água doce antes – para evitar a absorção de cloro.

rotina

2- Escova de limpeza + esfoliante

Esfoliar a pele é um passo crucial na rotina de cuidados de pele. O principal objetivo é eliminar as células mortas e impurezas da pele.

As escovas de limpeza podem ser uma boa opção para essa função, ainda assim nunca devem ser usadas com um esfoliante – vai tornar-se abrasivo para a pele.

O mais indicado é usar um leite de limpeza ou um sabão próprio para limpar a pele.

rotina

3- Perfume + sol

Pode parecer estranho, mas a combinação perfume e praia pode ser muito prejudicial para a pele. Colocar perfume antes de sair de casa, se for para a praia, deve ser um hábito a evitar.

Os perfumes contêm substâncias sensíveis à luz que podem causar manchas cutâneas ou até queimaduras quando entram em contacto com o sol.

rotina

4- Ácido glicólico + ácidos alicílico

Ambos são utilizados para combater o acne. Reduzem a produção de sebo e promovem a renovação celular. O glicólico promove uma descamação súbtil da pele e o alicílico tem uma ação anti-inflamatória.

Ao utilizar os dois em simultâneo, o efeito será ainda mais potente, tornando-se prejudicial para a pele porque vai eliminar também os protetores naturais da pele.

rotina

5- Pele seca + base

É fundamental hidratar o rosto antes de aplicar qualquer tipo de maquilhagem, quando falamos de base, ainda se torna mais importante.

Mesmo que seja uma base líquida é importante que a pele esteja bem hidratada, principalmente quando se trata de uma pele com tendência a ser seca. Além de dar um aspeto mais cuidado à pele, ajuda a espalhar mais facilmente o produto.

rotina LÊ TAMBÉM: MARCAS COM PRODUTOS VEGAN QUE POUCOS CONHECEM
6- Peróxido de benzoílo + retinol

São dois ingredientes poderosos no combate ao acne, o peróxido de benzoílo tem um efeito anti-bacteriano, ajuda no controlo da oleosidade e na redução dos poros dilatados. O retinol ajuda a desobstruir os poros e estimula a renovação celular. Não é comum encontrar os dois na fórmula do mesmo produto.

O peróxido de benzoílo é um excelente anti-inflamatório, mas tem a capacidade de desativar um retinol tópico. Nunca devem ser aplicados um a seguir ao outro, pode resultar numa reação cutânea.

rotina

7- Vitamina C + alfa-hidroxiácidos

Ambos atuam como antioxidantes e ajudam a combater os danos causados pelo sol e poluição. Os alfa-hidroxiácidos são os principais constituintes dos peelings químicos.

No entanto, quando utilizados em conjunto, podem desequilibrar o nível de pH da pele devido à elevada concentração de acidez.

rotina

8- Fotodepilação + sol

A depilação a laser é um método de depilação que penetra até às células germinativas do pelo, impedindo que este nasça novamente por um elevado período de tempo. Deve evitar apanhar sol tanto antes como depois de o fazer.

A produção de melanina afeta o organismo, mesmo em zonas onde não faz a depilação. Após fazer depilação a laser a pela está muito sensibilizada e existe um maior risco de queimaduras e cicatrizes escuras.

rotina