Hoje é Dia Mundial do Veganismo. O Espalha-Factos explica-te o que é, e mostra-te marcas de produtos que possivelmente não sabes que são veganos.

Este é um mundo explorado por cada vez mais pessoas. A divulgação de informação faz com que se comece a tomar consciência sobre o impacto da alimentação, dos modos de consumo, e das práticas quotidianas para o meio ambiente.

Alimentação, consumo e práticas? Sim. O veganismo implica não só uma mudança na alimentação como no estilo de vida.

No que toca à primeira, não entram no prato quaisquer produtos de origem animal. Ou seja, carne, peixe, lacticínios e ovos. Quanto ao estilo de vida há mudanças ao nível do vestuário, dos meios de transporte, dos modos de consumo alimentar – como o copo de café ou o tipo de palhinhas – e passa-se a recusar o que é dispensável e a dar prioridade à reutilização, deixando a reciclagem em último plano.

Lê também: REDUZIR O PLÁSTICO: DEZ FORMAS E PRODUTOS ALTERNATIVOS

Entendido o conceito, falta saber como pôr em prática. Este processo envolve muita investigação sobre o que se pode ou não comprar. No que diz respeito à alimentação, descobre algumas marcas com produtos veganos que muitos desconhecem.

Mon Chérie

Tem licor e chocolate, mas não tem produtos de origem animal. O Natal está aí a caminho e esta novidade veio na altura certa.

Basta conferir a lista de ingredientes: Chocolate negro (49%), açúcar, cereja (18%), licor (13%) e manteiga de cacau.

O chocolate típico da época natalícia já pode ser a sobremesa sem culpa. A caixa mais pequena – com dez bombons – custa cerca de 3,29 euros.

Veganismo

Mon Chérie (Fotografia: Site Ferrero)

Smoothies Ikea

A base é aveia, e o que diferencia os dois smoothies do Ikea são os sabores. Um é de maçã, pêra e gengibre e o outro é de groselha negra, mirtilo e acerola.

Além do conteúdo, a embalagem de vidro é amiga do ambiente. Cada garrafa tem 250 ml de bebida e custa 1,50 euros.

Bolachas Oreo

Talvez já não seja novidade para muitas pessoas. Mas é sempre bom relembrar que as bolachas da marca Oreo são aptas para vegetarianos e veganos.

Existem diversas variedades da bolacha: Original, Douradas, Creme Duplo, Chocolate Creme,  Banhadas com Chocolate branco ou de leite, Finas Originais e de coco, Brownie e CheeseCake de Morango.

Podes comer qualquer uma, sem te privares das bolachas de infância devido às escolhas do presente. Os valores de um pacote variam entre 1,29 euros e 1,55 euros.

Veggie Bowls Iglo

São fáceis, práticas e têm três sabores diferentes. As Veggie Bowls da Iglo foram criadas a pensar em quem quer ter uma alimentação saudável, mas não tem tempo ou imaginação para cozinhar.

A base dos três produtos da gama são cereais com grandes benefícios nutricionais e níveis de proteínas – essenciais para veganos. São eles o Trigo Sarraceno, Quinoa e Bulgur.

Combina ainda vários legumes e leguminosas para completar a refeição. Cada embalagem custa 3,99 euros.

Lê também: NOVAS VEGGIE BOWLS DA IGLO: SER SAUDÁVEL EM DEZ MINUTOS

Gomas Haribo

As gomas são um dos alimentos que os veganos deixam de comer, pela mesma razão que põe de parte a gelatina.

Ambos os produtos provêm de origem animal e a proteína presente (o colagéneo) é extraída de ossos, pele, cartilagens e tendões de animais, como boi ou porco.

Já a gelatina vegetal é obtida a partir de algas, sendo a mais comum a ágar-ágar.

Estas gomas spaghetti picantes com sabor a morango são aptas para veganos. Cada pacote custa 0,99 euros.

Fusilli Milaneza

A embalagem diz “Fusilli Vegetariano”, mas na verdade é também vegano. As massas congeladas preparam-sem em cinco minutos.

Juntamente com a massa tem legumes grelhados – beringela e pimento vermelho – curgete e molho de tomate.

Está à venda nos Supermercados Pingo Doce.

Pizza Vegan Lidl

Ser vegano, não é simplesmente comer saudável ou passar a comer apenas legumes e fruta. É mais do que isso e é também fazer “asneiras” de vez em quando.

O Lidl apresenta várias alternativas saudáveis e vegetais aos clientes e esta é mais uma delas.

Lê também: A PARTIR DE AGORA HÁ GELADOS VEGANOS NO LIDL

A pizza vegan da marca Vemondo está à venda no Lidl e é um versão simples. É a Margherita de base integral e cujo recheio tem apenas tomate e uma alternativa vegetal ao queijo.

A pizza custa 2,49 euros.