Uma coisa que a maioria dos leitores tem em comum? Livros, muitos livros. Pilhas de livros nos cantos do quarto, espalhados na secretária ou amontoados em prateleiras. Se és deste tipo de leitor, o conceito de “Biblioteca Pública” deve soar como uma novidade. Mas então, e quando simplesmente guardar tudo não é opção?

Para Ernest Hemingwaynão há nenhum amigo mais leal que um livro”. Cada livro desperta sentimentos únicos ao leitor que se atrever a lê-lo, por isso, o que fazer quando a tua biblioteca caseira começa a assumir proporções assustadoras? O Espalha-Factos dá-te umas dicas.

Mentaliza-te

O primeiro passo é mentalizares-te de que vais mesmo ter de te ver livre de muitos dos teus livros. Aceita-o. Sofre se for preciso. Mas foca-te que hoje é o dia para o fazeres e que se continuares a deixar para “amanhã” esse amanhã depressa se transforma em “nunca”.

Bem-vindo a um choque com a realidade. Sê sincero contigo mesmo sobre quantos livros consegues mesmo ver-te livre e leva o teu tempo, mas começa a fazê-lo agora.

curtas

Foto: VisualHunt

Começa com a tua pilha de livros por ler

Provavelmente tens uma pilha de livros que não passe de um desordenado amontoado de livros soltos que escondes nas prateleiras para serem ignorados enquanto lês e relês os teus livros favoritos.

Se assim for, talvez ajude começares a fazer uma lista ordenada e arrumada dos livros que tens mesmo intenção de ler. Põe-nos todos na mesma prateleira e tem a certeza que são a primeira coisa que vês quando acordas de manhã, para que te atormentem o resto do dia por continuarem ali, mesmo quando já prometeste lê-los há meses.

pilha de livros

Fonte: Pixabay

… E aprende a estabelecer limites

Limite é a palavra chave quando estás a organizar a tua pilha de livros por ler. Dá-lhes a todos um prazo de validade e se não lhes tocares durante um ano, reconhece que não os vais ler. Dá-os a alguém que realmente os leia! Dá a esses pobres livros uma casa onde alguém vai realmente apreciar a sua companhia e não os deixes a apodrecer na tua prateleira.

livros relógio

Fonte: Pixabay

Tranca os teus amigos em casa ou organiza uma troca de livros

Convida os teus amigos para jantar, tranca as porta e recusa a deixar alguém sair até cada um ter escolhido pelo menos dois ou três livros das tuas prateleiras. Ou então organiza uma troca de livros e assegura-te que dás três livros por cada um que recebes.

Podes também emprestar alguns dos teus velhos livros favoritos a pessoas que gostes na tua vida. Vais ficar a sentir que o teu precioso livro infantil vai para uma casa onde se vai tornar precioso para outra criança. E assim nunca mais os vais ver, porque toda a gente sabe que nunca ninguém devolveu um livro emprestado a um amigo.

livros crianças floresta

Fonte: Pixabay

Presente envenenado

Se tens muitos amigos e família que vivam fora, então esta é a oportunidade perfeita para os surpreenderes com um presente! Escolhe alguns dos livros que achas que eles vão gostar, embrulha-os, oferece-os e voilà! Esses livros passaram a ser um problema deles. E agora, aos seus olhos, vais ser a pessoa mais generosa e espontânea, quando na verdade só querias arranjar espaço valioso nas tuas prateleiras.

livro presente

Fonte: Pixabay

Permite-te guardar os teus favoritos

Podes não ter coração quando se trata daqueles livros que compraste há oito anos e nem voltaste a olhar para eles, mas não te vejas livre dos teus livros favoritos. Estás a limpar a tua coleção de livros, não a destruí-la. Escolhe uns poucos que te toquem para serem os pilares da tua nova biblioteca e exibe-os orgulhosamente.

Ninguém consegue ver-se livre de todos os livros, há exceções que vale a pena fazer.

livros

Fonte: VisualHunt

Livros escolares são outra conversa

O que fazer com aquele velho livro de exercícios de biologia… ou com as coleções de poesia do século XX das aulas de literatura? Lembra-te que podes vender a maior parte dos teus livros escolares, ou simplesmente dá-los a quem precisa, para que possam deixá-los ainda mais riscados do que tu os deixaste.

livro escola

Fonte: Pixabay

E que tal… Ebooks?

Bem-vindo ao mundo digital amigo do ambiente. Ebooks, audiobooks, digital books são opções que não ocupam, nem pouco mais ou menos, o mesmo espaço que os livros tradicionais. Mesmo que não sejas um grande fã da leitura digital e que já estejas a imaginar o cheiro e a textura de um livro acabado de imprimir, quando toca se trata da leitura do dia a dia, os Ebooks são de longe a opção mais prática. Tens a certeza que não queres substituir dicionários, enciclopédias e complicados romances russos com Ebooks que te cabem na algibeira?

ebook vs livro

Fonte: Pixabay

Escolhe apenas uma caixa para os teus favoritos de infância

Os livros que marcaram a nossa infância têm um lugar guardado no nosso coração. Mas há que saber quando dizer adeus. Guarda os livros que marcaram a tua infância toda (ai de ti que não tenhas todos os volumes de Harry Potter!) e dá o resto a crianças que os leiam.

livros harry potter cronicas de narnia infância

Fonte: Pixabay

Personaliza a tua Prateleira de Livros

Agora é tudo sobre aquela estante merecedora de estar no Instagram. Muitas vezes o sítio onde guardas os livros diz tanto como os livros que ali tens. Arranja uma única prateleira, que te deixe em êxtase, para exibires os livros que mais gostas, uma prateleira que não seja como qualquer outra comprada no IKEA.

livros prateleira

Fonte: Pinterest

Lê também: Prémio Romance da Academia Francesa Entregue a Ex-Conselheiro de Sarkozy