O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Steve Carell
Fotografia: Amazon Studios/Facebook

Steve Carell celebra 60 anos. Recorda cinco papéis emblemáticos do ator

Steve Carell celebra 60 anos esta terça-feira, dia 16 de agosto. Com um leque abrangente de trabalhos, o ator é especialmente conhecido por ter vestido a pele do carismático, irreverente e icónico Michael Scott, na mítica sitcom da NBCThe Office. Baseada na popular série homónima britânica, esta versão norte-americana de Greg Daniels estendeu-se ao longo de nove temporadas, entre 2005 e 2013. Todas elas encontram-se disponíveis no catálogo português da Netflix.

The Office acompanha o quotidiano dos funcionários da Dunder Mifflin, uma empresa de distribuição de papel, através das câmaras de uma equipa de documentário. A sitcom é destacada essencialmente pelo estilo único, bem como pela singularidade da escrita e das performances, motivos que a mantêm, ainda hoje, bem viva. Aliás, muitas cenas continuam a ser regularmente referenciadas online, mantendo-se popular entre o público jovem, que a tem descoberto 17 anos após a estreia. No entanto, em honra do aniversário de Steve Carell, o Espalha-Factos selecionou cinco papéis emblemáticos do ator, que não se deixaram ofuscar pela jovialidade de Michael Scott.

Andy Stitzer, em Virgem aos 40 Anos (2005)

Steve Carell em Virgem aos 40 Anos

Embora não tenha sido a sua estreia no mundo do cinema, foi em Virgem aos 40 Anos que Carell provou que é um dos melhores indutores de gargalhadas. Pelas mãos do realizador Judd Apatow, o ator conseguiu o primeiro papel principal no grande ecrã, que acabou por o levar ao patamar de estrela de comédia.

Andy Stitzer aparenta ter tudo: um bom emprego, um bom apartamento, bons amigos e sobretudo uma boa (e invejável) atitude perante a vida. Contudo, no meio disto tudo, há uma coisa que ele não tem ou, neste caso, não perdeu. Andy Stitzer é virgem aos 40 anos, sendo esta a premissa que dá mote a esta comédia icónica – ainda nos dias de hoje. Quem se recorda da famosa cena de Carell a ser depilado? Para que conste, aconteceu de verdade. O facto de muitas cenas serem totalmente improvisadas tornam esta longa-metragem ainda mais apetecível.

Frank Ginsburg, em Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos (2006)

Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos é uma comédia dramática sobre uma família disfuncional que embarca numa roadtrip, numa mítica Kombi amarela, para (tentar) realizar o sonho da filha mais nova, Olive (Abigail Breslin), de participar num concurso de beleza infantil. São várias as peripécias que surgem ao longo da viagem, que tanto nos fazem rir, como chorar. Steve Carell interpreta um tio homossexual suicida, que conquista facilmente os nossos corações desde a primeira cena em que surge.

O filme, realizado pela dupla Jonathan Dayton Valerie Faris, tornou-se um sucesso de bilheteira e um sucesso a nível de crítica. Conquistou dois Óscares: Melhor Ator Secundário (Alan Arkin) e Melhor Argumento Original (Michael Arndt).

John du Pont, em Foxcatcher (2014)

Steve Carell em Foxcatcher

Sob o olhar de Bennet Miller, conhecemos a história verídica e trágica de uma relação (im)provável entre um multimilionário excêntrico, John du Pont, e dois campeões de luta livre, Mark Schultz e Dave Schultz, num filme que chegou aos Óscares, com Carell, Channing Tatum e Mark Ruffalo nos papéis principais. Sem sombra de dúvidas, um dos papéis mais impressionantes e intrigantes de Carell no grande ecrã. Em Foxcatcher, o ator dá corpo a uma performance arrepiante, capaz de mudar totalmente a nossa perceção acerca das suas capacidades enquanto ator – no melhor sentido, claro.

Mark Baum, em A Queda de Wall Street (2015)

Na produção de Adam McKay, Steve Carell entra na pele de Mark Baum, um personagem baseado no empresário americano Steve Eisman, servindo de fio condutor para contar a história verídica que levou à crise financeira de 2008. Este foi um dos papéis mais famosos do ator até à data, onde o artista se elevou num elenco que conta com nomes de peso, tais como Ryan GoslingBrad Pitt Christian Bale.

Descrito pelos num episódio do podcast Videoclube do Espalha-Factos como um filme “simultaneamente caótico e educacional”A Queda de Wall Street espelha o sistema financeiro norte-americano, enquanto acompanha um grupo de investidores que aposta contra o mercado de hipotecas nos Estados Unidos. É, nada mais, nada menos, que um retrato irónico do mundo de Wall Street à beira do precipício, com uns interessantes toques de documentário à mistura. A longa-metragem chegou com uma aclamação (quase) unânime da crítica americana, acabando por vencer um Óscar de Melhor Argumento Adaptado (Charles Randolph e McKay).

Bobby Riggs, em A Guerra dos Sexos (2017)

Carell interpreta formidavelmente Bobby Riggs, ao lado de Emma Stone (Billie Jean King), num filme que retrata a disputa entre dois campeões de ténis e que traz à baila uma discussão sobre igualdade de género, tão urgente e necessária. Nest’A Guerra dos Sexos, criada pela dupla Jonathan Dayton Valerie Faris, enquanto Riggs tenta reavivar as glórias do passado, King questiona a própria sexualidade e luta pela direito das mulheres. Um autêntico must-watch.

Para aqueles que têm interesse em conhecer outras facetas de Steve Carell, para além de Michael Scott, estas são cinco escolhas perfeitas para devorarem nos tempos livres. Contudo, vale a pena realçar que o repertório do ator não fica por aqui e que há muito mais a explorar.

Para além disso, Carell vai poder ser visto brevemente em The Patient, a nova minissérie da Hulu, e em Asteroid City, uma das próximas criações de Wes Anderson. Em 2024, está previsto voltarmos a ver o ator em ação em Imaginary Friends, o novo filme do companheiro de The OfficeJohn Krasinski, bem como a dar voz a Gru pela quarta vez na nova sequela de Gru – O Maldisposto.