No dia 24 de outubro de 1986, um ícone mundial nasceu. O canadiano Aubrey Drake Graham, mais conhecido por Drake, completa neste dia 32 anos de vida e praticamente 18 anos de carreira.

Aos 17 anos vimos Drake a surgir pela primeira vez na série Degrassi: The Next Generation. De 2006 a 2009, lançou as suas primeiras três mixtapes. Entre elas a famosa So Far Gone que permanece no tempo com a música Lust For Life. Com a sua última mixtape, conseguiu assinar contrato com a Young Money onde estava o rapper Lil Wayne. Relançou um EP de So Far Gone e a sua carreira mudou para sempre.

Atualmente, Drake é um dos ícones de rap mais conhecidos a nível mundial. Tem mais de 16 milhões de seguidores no Youtube, 49 milhões no Instagram e cerca de 36 milhões no Facebook e Twitter. A nível discográfico, tem cerca de 49 milhões de ouvintes mensais no Spotify e vendeu mais de 10 milhões de álbuns (dados de 2016). O seu último álbum Scorpion, atingiu mais de mil milhões de streams em apenas uma semana.

Estas são apenas algumas das várias as marcas que o rapper nos tem deixado ao longo dos anos.

1. Find Your Love (2010)

Estes foram provavelmente os últimos cartuchos de R&B na época… Quando ainda se vestiam as calças “à boca de sino“, as argolas coloridas da Matutano e tops de verde alface. Quando os rapazes vestiam tank tops brancos, as calças largas e os ténis com os atacadores bem soltos.

A letra do refrão era bem viciante, já que se baseava em apenas duas frases: I better find your lovin’/ I better find your heart. 

 

2. Take Care feat Rihanna (2011)

Não importa quão antigas as músicas do Drake são, elas nunca irão perder a sua modernidade no espaço da música e do romance. Sempre de carácter meio “quero e não quero” uma relação, Drake faz-nos sentir que há algo de intrigante, mas ao mesmo tempo bom, naquela pessoa em que pensamos maior parte das vezes.

Desde 2009, Rihanna e Drake estavam sempre lado a lado, despoletando rumores de que estariam a namorar. Na verdade, até esta época nunca houve declarações para além de “somos só amigos“.

Drezzy (aka Drake) já tinha admitido os seus sentimentos por Rihanna e nesta música o seu ponto de vista é explícito: Can’t deny that I want you, but I’ll lie if I have to / Cause you don’t say you love me to your friends when they ask you / Even though we both know that you do . . . you do.

3. Started From the Bottom (2013)

Esta será provavelmente uma das músicas mais conhecidas de Drake. Com cerca de 409 milhões de visualizações no Youtube, uns meros 2:53 minutos foram o suficiente para captar a nossa atenção. Desde o beat repetitivo, às teclas do piano e à famosa letra, todos sabiam cantar a música.

“Started from the bottom and now we’re here”.  Esta é a história de um Aubrey que cresceu a viver numa casa partilhada com outra família, mas que agora ascendeu ao topo do mundo da música. Boa ou má, a música e os seus passos de dança perfuraram os nossos cérebros e alojaram-se neles até aos dias de hoje.

4. Hotline Bling (2016)

Apenas há dois anos, fomos (mais uma vez) atingidos com um beat do Drezzy e uma letra ainda mais apelativa. Com uma sonoridade mais alegre e uma letra mais rebelde, o vídeo é apenas composto por um call center preenchido por mulheres atraentes, uma escadaria, umas paredes e cores muito coloridas.

A música fala sobre o facto de Drake não conseguir aceitar que a sua amante deixou de querer saber dele. Por isso é que esta deixou também de lhe ligar quando “precisava do seu amor (do Drake)”. Este é o vídeo com mais visualizações da sua carreira, contando com mais de 1400 milhões de visualizações.

Na verdade, a música lançou-se não só pelo ritmo e letra, mas também pelo meme que Drake inventou de ele próprio. A sua dança, ao longo de todo o vídeo, mostra um Aubrey nunca antes visto. Obrigado Internet.

 

5. God’s Plan (2018)

Para Drake tudo isto foi plano de Deus. Com ajuda divina ou não, o artista alcançou grandes feitos na sua carreira e o seu último álbum veio para provar que os 32 anos não lhe afetam. Enquanto o vídeo estava a ser rodado, Drake doou cerca de um milhão de dólares. O dinheiro foi distribuído por escolas e famílias para ajudar em situações do quotidiano como despesas no supermercado.

Parabéns Drezzy, esperamos mais hits!