pedro e inês
Distribuição/NOS Audiovisuais

‘Pedro e Inês’, um amor intemporal contado a três tempos

Quinta-feira é dia de estreias nos cinema português. Esta semana, o Espalha-Factos destaca o filme de António Ferreira, Pedro e Inês.

Baseado no romance A Trança de Inês, de Rosa Lobato de Faria, o filme vai além da famosa lenda de Pedro e Inês. A narrativa passa-se em três épocas diferentes. Originalmente, na Idade Média, na altura de D. Pedro XIV. Num segundo momento, no tempo atual, onde ambos são arquitetos. Por fim, num futuro distópico onde a natureza deve ser preservada a todo o custo.  Em entrevista à Agência Lusa, António Ferreira explicou que as várias narrativas “se vão contando umas às outras.” 

Tomando como ponto de partida a história de amor por excelência da realeza portuguesa, Pedro e Inês mostra através destes saltos temporais a incondicionalidade e impossibilidade deste amor mal fadado. A Diogo Amaral, protagonista do filme, cabe a tarefa de interpretar Pedro de Portugal, um Pedro Rey futurista, e talvez o mais desafiante, dar vida a Pedro Bravo. Pedro Bravo é um homem internado num hospital psiquiátrico por enlouquecer depois de assistir ao seu assassinato, chegando mesmo a transportar o cadáver no seu carro.

Ao lado de Diogo Amaral no papel de protagonista está Joana Verona. O elenco conta ainda com nomes de peso da representação portuguesa como Vera Kolodzig, Cristóvão Campos, Custódia Gallego, João Lagarto e Miguel Borges.

As gravações ocorreram em vários concelhos: Cantanhede, Montemor-o-Velho, Lousã e Coimbra, de onde o realizador é natural. Para Ferreira, esta é já a terceira longa metragem. O cineasta estreou-se em Cannes, em 2000, com o filme Respirar Debaixo d’Água.

Pedro e Inês marca uma das produções mais ambiciosas do cinema português, tendo sido selecionado para competição nos festivais de cinema de Montreal e São Paulo. O filme já tem estreia prevista para o Brasil no próximo ano. Por enquanto, e a partir desta quinta-feira (dia 18) a fita está em cena em mais de 40 salas de cinema de norte a sul de Portugal.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Cláudio Ramos Big Brother
Big Brother. Inscrições abertas para a edição que vai ser uma “Revolução”