Margaret Atwood, autora de The Handmaid´s Tale, vai estar no Fórum do Futuro em novembro, tal como o realizador de Chama-me pelo Teu Nome, Luca Guadagnino.

Desde o ano de 2014 que a cidade do Porto realiza o Fórum do Futuro, um projeto anual que leva à cidade invicta importantes personalidades de todo o mundo, que se reúnem para discutir temas das ciências sociais e humanas ou das artes.

O evento decorre, este ano, de 4 a 10 de novembro e estão agendadas atividades em diversos espaços da cidade, tais como: a Fundação Serralves, a Casa da Música, a Mala Voadora, o Teatro Rivoli e o Teatro Nacional de São João.

O tema e os principais objetivos

A edição deste ano foi batizada como Ágora Club, isto porque o tema principal deste Fórum é a Antiguidade e as antigas civilizações.

O objetivo primordial é o de discutir como as ideias da Antiguidade se refletem na sociedade atual e quais são as ágoras de hoje.

Margaret Atwood, uma personalidade de destaque

A escritora e criadora da distopia The Handmaid´s Tale é uma das personalidades de destaque do Fórum 2018.

Mais de 30 anos depois do lançamento do livro, a série The Handmaid´s Tale chegou à televisão em 2017 e conquistou o mundo com a sua história trágica e envolvente.

Margaret irá, no Fórum do Futuro, refletir sobre a importância da mitologia na sua obra e sobre a forma como tem, a partir dela, trabalhado e abordado temas como o género, identidade, linguagem e ordem social.

Luca Guadagnino, o realizador italiano

O italiano Luca Guadagnino, realizador de Chama-me pelo Teu Nome, filme que venceu o prémio de Melhor Argumento Adaptado na última edição dos Óscares, e que esteve também nomeado para Melhor Filme, é um dos principais oradores deste Fórum.

Fórum do Futuro

Foto: divulgação

Guadagnino vai falar acerca das influências das suas obras e das referências da antiguidade greco-romana, que são notórias no seu trabalho.

Nadya Tolokonnikova, da banda Pussy Riot

Nadya Tolokonnikova, ativista da banda feminista russa Pussy Riot, que marcou presença na edição deste ano do Vodafone Paredes de Coura, é mais um dos célebres nomes que compõem o programa dos debates do futuro.

Nadya falará sobre o ativismo artístico na Grécia Antiga e o conceito de filosofia prática, na sessão de abertura do evento, que se irá realizar dia 4 de novembro, no Rivoli.

52 personalidades no Fórum do Futuro

O Fórum do Futuro conta ainda com a participação do sociólogo e filósofo Maurizio Lazzarato, o astrofísico Michel Mayor, o historiador Vinzenz Brinkmann e o arquiteto Toyo Ito.

No total, são 52 as personalidades que vão participar no festival do pensamento deste ano, que visa refletir sobre questões prementes para as sociedades de hoje.

A programação completa pode ser consultada no site do Fórum. A entrada é livre, no entanto é necessário levantar o bilhete no dia e local de cada sessão.

LÊ TAMBÉM: NOBEL DA LITERATURA: CONHECE ESTES DEZ GÉNIOS NÃO CONSAGRADOS