A autobiografia de Trevor Noah, comediante e atual apresentador do icónico programa The Daily Show, que passa nas noites de quinta-feira na RTP1, êxito de vendas nos Estados Unidos, chegará em breve às livrarias portuguesas, editada pela Tinta-da-China.

Born a Crime é a incrível história de vida do comediante Trevor Noah, sul-africano nascido em pleno regime do Apartheid. A sua própria existência era prova do crime dos seus pais, num regime em que relações inter-raciais era considerado um dos piores crimes que se podia cometer. Filho de pai suíço e mãe negra de etnia xhosa, Trevor foi escondido durante os primeiros anos da sua vida de forma a ocultar a sua existência das autoridades, que podiam retirá-lo à família e sentenciar os pais a até cinco anos de prisão caso o descobrissem.

trevor noah

Fonte: Tinta-da-China

Esta biografia narra, na primeira pessoa, a experiência de um jovem a tentar encontrar o seu lugar num mundo onde não era suposto existir e a navegar a relação próxima com a mãe, uma mulher simultaneamente rebelde e fervorosamente religiosa, determinada a tirá-lo de uma vida de pobreza e violência – violência esta que a poria em risco de vida quando, anos mais tarde, é baleada na cabeça durante um assalto.

Born a Crime: de prova do crime a astro da comédia

Publicado originalmente em 2016, dividido em dezoito pequenos ensaios alternadamente hilariantes e pessoais, Trevor Noah, num tom honesto e mordaz, conta histórias da sua vida. Desde ser atirado de um carro em movimento durante uma tentativa de rapto, aos altos e baixos típicos da vida de um adolescente, tornando-se este um relato único de um jovem nascido um crime na África do Sul. Com isto criou um sentido de humor que o ajudaria a sair do mundo a que estava destinado e a tornar-se um aclamado comediante, levando-o até à icónica secretária em que agora se senta, semanalmente, no The Daily Show.

trevor noah

‘Born a Crime’ – capa da versão original | Fonte: Goodreads

Sou Um Crime, em português, ainda não tem uma data concreta para o seu lançamento. No entanto, a Tinta-da-China deixa a promessa de que o livro vai chegar em breve às livrarias. Também uma adaptação cinematográfica está em produção, com Lupita Nyong’o, vencedora de um Óscar, no papel de mãe de Trevor Noah.

LÊ TAMBÉM: CRISTINA BRANCO CHEGA ÀS LIVRARIAS JÁ NO FIM DESTE MÊS