Outubro não devia ser altura para temperaturas acima dos 30º e parece que, à segunda semana do mês, isso se vai confirmar. Alterações climáticas à parte, a partir deste domingo (7) já há mínimas de apenas um dígito em várias zonas do país.

Depois de um sábado que ainda deu para fazer praia, o domingo vai trazer mínimas de seis graus a Bragança e à Guarda. Abaixo dos 10º de mínima vão ficar ainda Leiria, Braga, Vila Real, Viseu e Coimbra. A tendência de descida vai manter-se na segunda-feira.

Lê também: Seis grandes tendências de outono/inverno e como usá-las

Até ao final da semana, há ainda previsões de chuva e aguaceiros a estenderem-se por todo o país na quinta e sexta-feira (11 e 12). E isto acontece de norte a sul: Seja em Braga, seja em Beja, o mais provável é mesmo teres de ir ver onde é que guardaste o chapéu de chuva.

Madeira em aviso amarelo a partir de domingo

Na Madeira, o mau tempo chega mais cedo. O IPMA já emitiu aviso amarelo para as ilhas da Madeira e do Porto Santo, devido à passagem da tempestade tropical Leslie. Há previsões de chuva e aguaceiros fortes acompanhados de trovoada. O alerta começa às 21h00 de domingo e prolonga-se até às 9h de segunda-feira (8). No arquipélago, a chuva deve manter-se pelo menos até ao próximo domingo (14).

O cenário de chuva, embora com menor severidade, também se verificará em todas as regiões do arquipélago dos Açores até ao início da próxima semana.