Isabel Stilwell
Fonte: página oficial de Isabel Stilwell no Facebook

‘D. Maria I’: Isabel Stilwell conta-nos o segredo que levou a rainha à loucura

O novo romance histórico de Isabel Stilwell irá se focar na primeira rainha reinante de Portugal, D. Maria I, e chega às livrarias dia 17 de outubro.

Após sete romance históricos, todos focados em importantes mulheres na história de Portugal, Isabel Stilwell lança o seu oitavo, desta vez focando-se na primeira rainha reinante de Portugal, D. Maria I.

Nascida em 1734, o livro segue-a desde a infância até à morte no Rio de Janeiro, em 1816, por essa altura já num estado de debilitação que a tornou conhecida como a “Rainha Louca”. Pelo caminho, poderemos acompanhá-la durante momentos-chave da história portuguesa como o Grande Terramoto de 1755, a sua vida na Real Barraca (mais tarde tornada pelo seu filho no Palácio da Ajuda), o apogeu e a queda do Marquês de Pombal do poder, as Invasões Francesas, e a deslocação da corte real para o Brasil.

Isabel Stilwell
Fonte: divulgação / Manuscrito

Como Stilwell já nos habituou, a história torna no entanto um rumo muito mais pessoal, e poderemos acompanhar a rainha através de todos estes acontecimentos e olhar de forma íntima e pessoal para a sua vida conturbada, e acompanhá-la enquanto lentamente a “melancolia” – hoje reconhecida como depressão – se apodera dela e a leva a um estado de loucura pelo qual ficou conhecida, já no final do seu reinado.

O lançamento de D. Maria I, editado pela Manuscrito, está marcado para dia 18 de outubro, pelas 18h30, e será na sala D. João VI do Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Isabel Stilwell, jornalista e autora

Isabel Stilwell, jornalista e autora, fundou e dirigiu a revista Pais & Filhos, foi diretora da revista Notícias Magazine, e diretora do jornal Destak até ao final de 2012.

Atualmente, escreve para a revista Máxima. Como autora, em 2007 lançou o seu primeiro romance histórico, o bestseller D. Filipa de Lencastre, a que se seguiu D. Catarina de Bragança (2008), ambos traduzidos para língua inglesa, e D. Amélia (2010).

Desde então, escreveu também já D. Maria II (2012), com uma edição brasileira, Ínclita Geração (2013), sobre Isabel de Borgonha, a única filha de Filipa de Lencastre e D. João I, D. Teresa (2015), a mãe de D. Afonso Henriques, e o seu último romance lançado foi Isabel de Aragão (2017), sobre a Rainha Santa Isabel.

LÊ TAMBÉM: IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA: 10 LEITURAS PARA RECORDAR UMA ICÓNICA VIRAGEM DE SÉCULO

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Descobre aqui as novidades da HBO Portugal em julho