5 de outubro é um feriado que sabe tão bem… Primeiro, porque é feriado. E depois, porque é aquele primeiro depois das férias. Este ano ainda temos a sorte de estar bom tempo e ser sexta-feira… Ah, e há 108 anos deu-se a Implantação da República Portuguesa, que é sempre um ótimo acontecimento para ser comemorado e lembrado! Portanto, deixamos-te uma lista de livros que orbitam à volta do fim da Monarquia, do Regícidio, da Implantação da República e da Primeira República, e que podem revelar-se excelentes leituras para o fim de semana prolongado.

(1) As Caricaturas da Primeira República,
de
 Osvaldo Macedo

Integrado na coleção de álbuns comemorativos do Centenário da República, este livro permite-nos conhecer a Primeira República através do poderoso instrumento de humor e de ativismo que é a caricatura.

Ano de publicação: 2010
Editora: Tinta da China
Wook | 25,60 euros

Fonte: Tinta da China

(2) Os Cartazes na Primeira República,
de
 Maria Alice Samara e Tiago Baptista

Inserido na mesma coleção, este álbum traz-nos uma outra dimensão do mesmo período: a propaganda, que, versando sobre temas políticos e apolíticos, é sempre um ótimo auxílio para traçar o perfil de uma sociedade.

Ano de publicação: 2010
Editora: Tinta da China
Fnac | 32,31 euros

Fonte: Tinta da China

(3) História da Primeira República Portuguesa,
de
 Fernando Rosas e Maria Fernanda Rollo

Com a colaboração de vários investigadores, este livro traz-nos uma ampla visão das várias vertente da nossa Primeira República: a economia, a sociedade, a política, a religião, a cultura.

Ano de publicação: 2009
Editora: Tinta da China
Wook | 24,15 euros

Fonte: Tinta da China

(4) Dona Amélia,
de
 Isabel Stilwell

A protagonista deste livro é a última rainha de Portugal: Dona Amélia de Orleães e Bragança, uma mulher que viu um país, que outrora a tinha adorado, matar-lhe o marido e um filho e condená-la, juntamente com o filho que lhe restava, a rumar ao exílio. Isabel Stilwell dispensa apresentações no que toca a romances históricos – quase se poderá dizer que, em Portugal, é a rainha a escrever sobre Rainhas.

Ano de publicação: 2010
Editora: A Esfera dos Livros
Wook | 22,00 euros

Fonte: Wook

(5) A Primeira República 1910-1926,
de
 Fernando Rosas

Lançada ainda no mês passado, esta obra de Fernando Rosas debruça-se, mais uma vez, sobre os acontecimentos da Primeira República, nomeadamente os seus sucessos e as suas falhas. Como o próprio autor sugere, também será interessante ler sobre a crise dos anos 20, pensando nos desafios que se colocam atualmente à nossa sociedade.

Ano de publicação: 2018
Editora: Bertrand Editora
Bertrand | 14,40 euros

(6) A Maçonaria e a Implantação da República
de António Chaves Fidalgo e Pedro Ramos Brandão

Maçonaria… Aquela sociedade secreta que toda a gente sabe que existe, mas cujo funcionamento e impacto no país é uma incógnita para o comum dos mortais… Suscita sempre aquela curiosidade, não é? Neste livro, além da descrição geral dos acontecimentos, é abordada a relação da Maçonaria com as principais ações que levaram ao início da Primeira República.

Ano de publicação: 2010
Editora: Casa das Letras
Wook | 7,92 euros

Fonte: Wook

(7) Portugal da Monarquia Para a República,
de
 AA.VV.

Com coordenação da figura incontornável da nossa História, A. H. de Oliveira Marques, este volume da coleção Nova História de Portugal apresenta-se como uma excelente leitura para aqueles que gostam mesmo de História e querem saber mais sobre a época de convulsões que resultou na Implantação da República.

Ano de publicação: 1991
Editora: Editoral Presença
Presença | 28,02 euros

(8) O Regicídio,
de
 Rui Tavares e Maria Alice Samara

Dois historiadores e dois ensaios. Um acontecimento: o homicídio do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe. Neste livro temos a oportunidade de viajar, por textos e por imagens, até ao regicídio, percebendo o seu contexto e lembrando as suas repercussões.

Ano de publicação: 2008
Editora: Tinta da China
Wook | 22,37 euros

 (9) A Queda da Monarquia – Portugal na Viragem do Século,
de
 Maria Filomena Mónica

Um país de brandos costumes, o fim de um século e início de outro, a Regeneração e a crise de 1890, da paz ao regicídio, da Monarquia à República, temas essenciais para a compreensão do clima que se viveu em Portugal e que são abordados nesta obra.

Ano de publicação: 2010
Editora: Dom Quixote
Fnac | 29,90 euros

Fonte: Fnac

(10) O Regicídio de 1908, Uma lenta agonia da História
de
 Aníbal Pinto de Castro

Mais do que um livro, trata-se de um álbum ilustrado. Uma obra que promete transportar-nos para o Portugal imediatamente anterior a 1 de fevereiro de 1908 com fantásticas imagens e descrições.

Ano de publicação: 2008
Editora: Livraria Civilização Editora
Bertrand | 30,18 euros

LÊ TAMBÉM: DIA MUNDIAL DO PROFESSOR: 15 SUGESTÕES PARA LER SOBRE A ESCOLA