Num vídeo publicado nas redes sociais do Burger King no Brasil, vários cidadãos são questionados acerca do seu sentido de voto. Aqueles que afirmam votar em branco recebem o mais recente produto da marca – o Whopper em Branco

A sandes, criada unicamente para o efeito, tem “os ingredientes que outra pessoa escolheu por ti“. A mistura, de cebola com maionese, acaba por não agradar os eleitores, que chegam a afirmar que “ia ser bem ruim comer esse lanche durante quatro anos“.

A marca afirma que “votar em branco é um direito“, mas convida os eleitores a experimentar o que pode acontecer quando alguém escolhe por nós. O Burger King sublinha não apoiar nenhum candidato e apela ao voto consciente.

O anúncio, gravado na Avenida Paulista, em São Paulo, foi também transmitido durante o intervalo dos debates eleitorais. A criatividade é da agência David São Paulo.

11% não escolhem candidato

A campanha, lançada para sensibilizar para a importância do voto, foi lançada na semana da primeira volta das Eleições Presidenciais. O Brasil é chamado a escolher o sucessor de Michel Temer este domingo, dia 7 de outubro. Caso nenhum dos candidatos obtenha mais do que 50% dos votos válidos, haverá uma segunda volta no dia 28 de outubro.

Na última sondagem publicada pelo instituto Datafolha, 5% dos eleitores referiam não saber em quem votar e outros 6% assumiam que iriam votar branco ou nulo. Para os cidadãos brasileiros, o voto é obrigatório.