As “mil cores” que o hino da SIC canta e que estão representadas há 26 anos no logótipo do canal estão prestes a ganhar um novo aspeto. Esta sexta-feira (5), durante a manhã, foi emitido um vídeo promocional que mostrou um novo símbolo da estação, diferente daquele que se manteve quase inalterado nas últimas duas décadas e meia.

Nas imagens, captadas pelo utilizador Jorge Antunes, é possível ver uma autopromoção ao programa Terra Nossa e, posteriormente, o novo aspeto do logótipo, que deixa de ter inclinação para cima e tem um novo tipo de letra, menos estilizado. O clássico arco multicolor, reflexos e efeitos 3D mantêm-se.

Gostavas de escrever notícias como esta, sobre design e marcas? Junta-te ao EF aqui.

As alterações foram tornadas definitivas às 13h do dia 6, sábado, embora durante a madrugada alguns dos programas tenham voltado a ter direito a algumas peças gráficas com a nova imagem. Mónica Balsemão, diretora de marketing do canal, sublinhou no Primeiro Jornal que o novo logótipo pretende tornar a SIC mais dinâmica, estando ancorado na assinatura “SIC. Vai mexer consigo“.

O grafismo original do canal de Carnaxide foi criado por Hans Donner, designer responsável por toda a linha visual da Rede Globo, no Brasil. Os primeiros separadores do canal português foram, inclusivamente, adaptações de vinhetas da congénere do Rio de Janeiro.

LOGO sic

Logótipo do canal até este sábado, 6 de outubro (Fotografia: SIC / Divulgação)

Além da nova imagem, a SIC prepara-se para lançar, esta segunda-feira (8), algumas das suas principais apostas para o novo ano televisivo, entre as quais o novo programa Júlia, a reposição da novela Gabriela e ainda a estreia de Manuela Moura Guedes no Jornal da Noite.

Recorda aqui o vídeo de abertura e grafismo original do canal:

Atualização às 14h30 de dia 6 com declarações de Mónica Balsemão.