As “mil cores” que o hino da SIC canta e que estão representadas há 26 anos no logótipo do canal estão prestes a ganhar um novo aspeto. Esta sexta-feira (5), durante a manhã, foi emitido um vídeo promocional que mostrou um novo símbolo da estação, diferente daquele que se manteve quase inalterado nas últimas duas décadas e meia.
Nas imagens, captadas pelo utilizador Jorge Antunes, é possível ver uma autopromoção ao programa Terra Nossa e, posteriormente, o novo aspeto do logótipo, que deixa de ter inclinação para cima e tem um novo tipo de letra, menos estilizado. O clássico arco multicolor, reflexos e efeitos 3D mantêm-se.
Gostavas de escrever notícias como esta, sobre design e marcas? Junta-te ao EF aqui.
As alterações foram tornadas definitivas às 13h do dia 6, sábado, embora durante a madrugada alguns dos programas tenham voltado a ter direito a algumas peças gráficas com a nova imagem. Mónica Balsemão, diretora de marketing do canal, sublinhou no Primeiro Jornal que o novo logótipo pretende tornar a SIC mais dinâmica, estando ancorado na assinatura “SIC. Vai mexer consigo“.
O grafismo original do canal de Carnaxide foi criado por Hans Donner, designer responsável por toda a linha visual da Rede Globo, no Brasil. Os primeiros separadores do canal português foram, inclusivamente, adaptações de vinhetas da congénere do Rio de Janeiro.
Além da nova imagem, a SIC prepara-se para lançar, esta segunda-feira (8), algumas das suas principais apostas para o novo ano televisivo, entre as quais o novo programa Júlia, a reposição da novela Gabriela e ainda a estreia de Manuela Moura Guedes no Jornal da Noite.
Recorda aqui o vídeo de abertura e grafismo original do canal: