Fernando Mendes regressa esta sexta-feira aos palcos com a peça Insónia, no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre. Uma peça que estará em várias salas do país, até março de 2019. Em Lisboa é onde a podes ver durante mais tempo, de 2 de novembro a 27 de janeiro 2019, no Teatro Armando Cortez.

Estamos habituados a ver Fernando Mendes no pequeno ecrã, rodeado de pessoas, a apresentar o Preço Certo. Também já o vimos antes noutras peças, como Noivo Por Acaso (2015), Caixa Forte (2013) ou até Mendes.come (2010). Agora, em vez de estar rodeado de pessoas, entrará a solo em Insónia.

A Insónia de Custódio Reis

Fernando Mendes é Custódio Reis, vendedor de vinhos e licorosos, oriundo de Alcobaça. O seu namoro não foi fácil, pois teve de pagar 4 meias de leite até Sónia aceitar namorar com ele. A partir daí, viajaram imenso pelo mundo, por Sobreda da Caparica, pelo Feijó, Azeitão e Palmela. Depois, chegaram as decisões financeiras difíceis: ter um filho ou Sport TV? Mas a vida continuou a sorrir. Mudaram-se para um T2 quase à beira-mar (na Quinta do Conde, a 22 km da praia).

Tornou-se um marido ausente, e pai ainda menos presente. Até que Sónia se farta e o deixa sozinho. Não exatamente sozinho, cheio de dívidas para pagar. E é nesta altura que se desvenda ao público, sozinho e justificadamente com Insónia.

Insónia

Fonte: página oficial de Fernando Mendes no Facebook

Ao longo de uma hora e meia a personagem divaga por aquilo que foi a sua vida, vê programas de televisão onde Fernando Mendes é o protagonista, “a ver se chama o sono”. Evita as soluções mais fáceis para os seus problemas, por pura preguiça ou por falta de energia.

Insónia é uma comédia que ironiza os comportamentos de Custódio Reis ao longo da sua crise interior. Ainda assim, acaba por ser um espetáculo para brincar com coisas sérias.

Onde podes ver

Podes ver Insónia nas seguintes datas e localizações, sempre às 21h30:

  • Sexta-feira, 5 de outubro, no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre
  • Sexta-feira, 19 de outubro, no Teatro Municipal de Vila do Conde
  • Sexta-feira, 26 de outubro, no Auditório Municipal de Olhão
  • Sextas e sábados, entre 2 de novembro e 27 janeiro 2019, no Teatro Armando Cortez (Lisboa)
  • Sábado, 2 de fevereiro 2019, no Cine-Teatro de Estarreja
  • Sexta e sábado, 1 e 2 de março 2019, no Auditório Mário Rodrigues Pereira (Lavra)
Insónia

Fonte: página oficial de Fernando Mendes no Facebook

LÊ TAMBÉM: SÃO JOÃO DESAFIA ESCOLAS A HOMENAGEAR GIL VICENTE ATRAVÉS DA ENCENAÇÃO