O horror e a singularidade de Alexander McQueen unem-se em McQueen, o mais recente documentário biográfico da indústria da moda. O retrato pessoal do percurso do designer dentro e fora das passerelles, chega dia 4 de outubro aos cinemas portugueses. 

Alexander McQueen: 40 anos de visionarismo

Os 40 anos vividos por McQueen foram suficientes para que o mundo da moda observasse a ascensão de um dos seus mais arrebatadores artistas. O percurso que levou um mero aprendiz de alfaiataria aos maiores palcos da indústria é agora retratado num documentário homónimo. A descrição do percurso profissional do criador britânico é completa com o retrato de uma personalidade peculiar que tanto influenciou as suas criações.

O retrato real e multifacetado do criador, é criado a partir de conversas emotivas com familiares, amigos e colegas de profissão. São também apresentadas durante as duas horas de filme, imagens de backstage e fragmentos de algumas das suas mais emblemáticas coleções.

McQueen: Um conjunto de narrativas documentais

McQueen está divido em cinco capítulos, cada um deles demonstrativo de uma diferente fase emocional ou criativa do criador. A cada capítulo está ainda associada uma coleção, da qual advém a nomeação de cada uma das partes.

O capítulo inicial, “Jack the Ripper Stalks His Victims” , aborda o princípio da carreira de McQueen fazendo referência à coleção de 1992 com o mesmo nome, apresentada como projeto final na escola de moda Central St. Martins.

A este segue-se “Highland Rape”, que recorda a coleção mais controversa do inicio de carreira do designer. Em “Search for the Golden Fleece”, aborda-se o convite e direção criativa da marca Givenchy, bem como o processo de criação das primeiras peças.

A estes capítulos juntam-se ainda “Voss” e “ Plato’s Atlantis” onde são retratos os dias mais negros da sua vida, desde a morte daquela que era considerada a sua musa Isabella Blow, até ao último desfile apresentado pelo artista antes de cometer suicídio.

PODERÁS LER TAMBÉM: JOAQUIN PHOENIX JÁ É ‘JOKER’ E PODES VER A PRIMEIRA IMAGEM

Cinco meses após o seu primeiro visionamento, McQueen chega às salas de cinema portuguesas na próxima quinta-feira, 4 de outubro. O Documentário foi dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui.