O ator Ansel Elgort foi escolhido para protagonizar um dos próximos projetos do realizador Steven Spielberg, um remake do musical recordista Amor Sem Barreiras (1961). A estrela de Baby Driver – Alta Velocidade (2017) irá vestir as roupas de Tony, personagem central na história. West Side Story é uma adaptação livre do conto mais famoso de William Shakespeare, Romeu e Julieta (1597), mas voltado para o cenário nova-iorquino dos gangues.

Desta vez, o argumento do filme fica a cargo de Tony Kushner, baseando-se este novamente no famoso musical da Broadway com o mesmo nome. O argumentista já trabalhou para Steven Spielberg por duas vezes, nos filmes Lincoln (2012) e Munique (2005).

West Side Story conta a história de dois gangues rivais que, através da dança, se revoltam mutuamente, tocando em assuntos sensíveis como o racismo, a desigualdade de género ou a imigração. Um dos gangues, naturalmente, é americano, os ‘Jets’, e o outro tem membros oriundos de Porto Rico, e chamam-se os ‘Sharks’. O americano Tony, ex-membro e co-fundador do primeiro grupo, apaixona-se pela porto-riquenha Maria, irmã do líder do gangue de Porto Rico, Bernardo.

Originalmente, Tony foi protagonizado por Richard Beymer, e Maria pela icónica Natalie Wood. A versão de 1961, realizada pela dupla Jerome Robbins e Robert Wise, arrecadou dez Oscars, incluindo o de Melhor Filme, e mantém até hoje o maior número de estatuetas douradas trazidas para casa por um musical. A versão dramática estreou quatro anos antes na Broadway.

Ansel Elgort recebeu críticas muito positivas no ano que passou – talvez as melhores na sua carreira -, depois de ter estrelado Baby Driver – Alta Velocidade, filme nomeado para três Oscars da Academia.

As filmagens de West Side Story estão previstas para arrancar já no próximo verão. O filme ainda não tem estreia marcada. Até à data, mais nenhum ator foi ligado ao projeto.