Depois de sucessos como Dark ou The Rain, a Netflix continua a apostar nas produções europeias. 1983, o novo original da plataforma de streaming, vem da Polónia e mostra um futuro muito diferente do que conhecemos. A estreia está marcada para 30 de novembro.

Numa altura em que a ficção europeia parece estar a ganhar o seu espaço entre as grandes produções norte-americanas, o número de séries produzidas, que apostam nos mercados locais, está a crescer. A Netflix é uma das principais impulsionadoras desta expansão, promovendo as suas séries em língua não-inglesa para todo o mundo.

Depois da Alemanha, Bélgica e a Dinamarca, a Polónia junta-se à lista de países que têm uma série original na plataforma. A nova aposta é 1983, um drama misterioso que mostra uma realidade diferente daquela em que vivemos.

1983 passa-se, na verdade, em 2003, 20 anos depois dos eventos ocorridos no ano que dá nome à série, um ataque terrorista que interrompeu a libertação da Polónia e a queda da União Soviética. Aqui, o país mantém-se como um Estado policial totalitário e a Cortina de Ferro ainda está de pé.

Décadas depois do ataque terrorista, a Polónia vive dias de paz e prosperidade, num território que contrasta por ser sombrio e depressivo. Nos bastidores, os líderes do regime planeiam implementar um plano secreto, elaborado com um adversário da década de ’80, que pretende transformar a vida no país e no mundo.

Lê também: Quatro séries europeias da Netflix que tens (mesmo) de ver

Um estudante de direito ambicioso e um polícia tentam desvendar a conspiração e o que descobrem é suficiente para incendiar uma revolução. Porém, aqueles que sabem do segredo vão fazer de tudo para proteger a sua exposição, colocando quem o tenta desvendar em perigo iminente.

1983

(Fotografia: Netflix)

1983 junta-se à lista de produções que se focam numa versão alternativa da história e em futuros distópicos, à semelhança da norte-americana The Man in the High Castle (original da Amazon) ou a britânica SS-GB.

Criada e escrita por Joshua Long Maciej Musiał, tem como produtores executivos Frank Marshall (Jurassic World, Jason Bourne) e Robert Zotnowski (House of Cards), que se juntam a nomes como Andrzej Besztak, Maciej Musiał e Agnieszka Holland. No elenco principal estão os polacos Robert WięckiewiczMaciej Musiał Michalina Olszanska.

A série, que terá oito episódios, está atualmente a ser filmada em Varsóvia, Wrocław, Lublin e na Silésia. 1983 chega aos ecrãs da Netflix para fazer binge-watch30 de novembro.

Lê também: Cinco séries europeias que podem ser o próximo sucesso da Netflix