O Museu do Fado, em Lisboa, apresenta no dia 4 de outubro, pelas 19h, a sua mais recente aposta, o CD/livro Fado por máquinas automáticas.

A editora do Museu do Fado reitera a aposta em projetos pioneiros e, em parceria com o Museu da Música Mecânica, investe, desta vez, no fado tradicional, património cultural e imaterial da humanidade.

Os fados

O Fado por máquinas automáticas contém 25 faixas de repertório composto por fados existentes em diferentes suportes, desde as caixas de música a discos de goma-laca, todos do período de viragem do século XIX para o século XX.

Fado por máquinas automáticas

Foto: divulgação

As canções tipicamente portuguesas

Na sua grande maioria, estes fados ficaram conhecidos como sendo “tradicionais”, com exceção dos temas em rolos para autopiano.

As faixas deste disco são, quase todas, celebrizadas nos palcos de teatro musicado e denominam-se hoje por “fado canção”.

A exposição que inspirou o disco e o livro

A apresentação do disco/livro será acompanhada por uma visita guiada à exposição Maravilhoso mundo da música mecânica, a partir da qual nasceu este projeto que é agora lançado.

A exposição com curadoria de Sara Pereira, diretora do Museu do Fado, e Luís Cangueiro, diretor do Museu da Música Mecânica, apresenta aos seus visitantes cerca de meia centena de peças do valioso acervo do Museu da Música Mecânica.

Fado por máquinas automáticas

Foto: divulgação

Este universo encantado pelas caixas de música, pianolas, autómatos, realejos, fonógrafos e gramofones – afinadíssimos sistemas mecânicos que permitiam a fruição da música, dispensando a execução vocal ou instrumental – está patente no Museu do Fado até 28 de outubro.

Ao longo do itinerário o visitante é desafiado a escutar a cumplicidade existente entre a ciência e a cultura, a tecnologia e a música.

Museu do Fado

O Museu do Fado está aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 18h. Para entrar o visitante paga cinco euros, salvo raras exceções.

Menores de 30 e maiores de 65 anos, reformados e pensionistas, grupos organizados e famílias têm uma redução no custo do bilhete.

LÊ TAMBÉM: MARIA JOÃO LOPO DE CARVALHO LANÇA NOVO ROMANCE HISTÓRICO