O Fado da Severa, novo livro de Maria João Lopo de Carvalho, é lançado já no próximo dia 2 de outubro e conta a história de Severa, a mítica mãe do Fado lisboeta.

fado da severa

Fonte: divulgação / Oficina do Livro

A autora, que já é presença regular no panorama do romance histórico português com os livros Marquesa de Alorna (2011), Padeira de Aljubarrota (2013) e Até que o Amor me Mate (2016), lança agora um novo romance sobre a vida de Maria Severa Onofriana, mais simplesmente conhecida como Severa, a figura mítica lisboeta considerada a mãe do fado.

Pouco se sabe da vida de Severa, que se tornou conhecida graças à peça A Severa de Júlio Dantas, em 1901, adaptada para romance e depois para cinema em 1931. Lisboeta, nascida naquela que é hoje a freguesia da Estrela em 1820, de pai de etnia cigana e de mãe prostituta, Severa tinha um ar exótico e uma forma de cantar singular que a destacava e que lhe trouxe clientes e fama enquanto prostituta, profissão em que seguiu a mãe desde nova, até falecer, aos 26 anos de idade, num bordel na Mouraria, onde agora fica o Largo da Severa, assinalado com uma placa em homenagem à fadista.

O novo romance de Maria João Lopo de Carvalho terá como foco central o caso mais conhecido de Severa com o Conde de Vimioso, D. Francisco de Paula, numa ficcionalização de um possível romance que poderá ter acontecido entre os dois, no mundo boémio da Mouraria onde as hierarquias sociais ficavam à porta do bairro.

A autora

Maria João Lopo de Carvalho, formada em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Nova de Lisboa, é professora de português e inglês, editora e empresária na área da tradução e publicação de livros infantis e também, anualmente, do Guia da Criança. O seu primeiro romance, Virado do Avesso, foi publicado em 2000.

O lançamento deste seu novo livro, editado pela Oficina do Livro, está previsto para dia 2 de outubro, pelas 19 horas, na Maria da Mouraria, em Lisboa, com apresentação de Rui Vieira Nery.

LÊ TAMBÉM: COLETÂNEA DE NOVOS TALENTOS DA ESCRITA PORTUGUESA CHEGA ÀS LOJAS FNAC