As edições do Telejornal deste sábado (29) e domingo (30) são as últimas a serem apresentadas por Cristina Esteves. A pivô, que assegura há sete anos a edição de fim-de-semana do mais antigo programa da televisão portuguesa, vai deixar essas funções a partir de outubro.

Assim, a partir de agora, o formato será sempre apresentado por José Rodrigues dos Santos ou João Adelino Faria, que passam a assegurar alternadamente a apresentação de segunda-feira a domingo.

A jornalista passará, a partir da segunda semana do mês, a dividir o 360º com Ana Lourenço. O informativo, que vai para o ar às 21h na RTP3, teve alterações recentemente, sendo reduzido em 30 minutos e dando menos espaço ao desporto.

Cristina Esteves estará agora no ar de segunda a domingo, voltando a um horário que já tinha ocupado na RTP Informação, quando era uma das responsáveis pelo extinto Grande Jornal. Maria Nobre, que tem ocupado a função de substituta da pivô principal do 360º, deixa por agora o principal jornal do canal informativo da emissora estatal.

Lê também: Carlos Daniel deixa RTP e ruma à FPF

A TV Guia, que cita fontes internas do canal, sublinha que a jornalista não aprovou a ideia e recusou inicialmente o convite da direção de informação liderada por Paulo Dentinho e João Fernando Ramos, mas acabou por ter de recuar. Caso não aceitasse “deixaria de apresentar qualquer noticiário” e perderia o “subsídio de apresentação” que recebe como parte do salário mensal.

A RTP3, emitida em sinal aberto e no cabo, sofreu várias alterações de grelha nas últimas semanas, passando a incluir resumos noticiosos de meia em meia hora, um novo programa desportivo às 23h30 e transmissão simultânea de todos os informativos da RTP1Bom Dia Portugal, Jornal da Tarde e Telejornal.