A Google faz 20 anos neste mês de setembro e trouxe algumas brincadeiras inspiradas pelo papel incrivelmente importante que o motor de busca tem tido no dia a dia de mais de mil milhões de pessoas, desde 1998.

A primeira é uma Street View de uma recriação da primeira sede da Google, na garagem de Susan Wojcicki, atual CEO do YouTube.

Esta imagem inclui todos os detalhes do virar do milénio, desde o clássico material informático, já em tons de bege, e até um suporte de papel de cozinha em madeira.

Para além de ceder o seu estacionamento, Susan esteve envolvida na Google desde o primeiro dia, criando até os famosos Doodles que decoram a página principal.

Lê também: Facebook testa música em fotos e vídeos

E por falar em Doodles, é possível ver em google.com um logótipo comemorativo com um vídeo onde são ilustradas as pesquisas mais marcantes desde 1998, passando pelo estatuto de plutão e o suposto “fim do mundo” em 2012.

Ainda no mundo dos Doodles, no blog da empresa podem encontrar uma retrospectiva dos 20 Doodles mais marcantes desde o primeiro, um logótipo do Burning Man usado pelos fundadores Sergei Brin e Larry Page para indicar aos utilizadores que estavam no festival.

O Primeiro Doodle da Google, com o logotipo do Burning Man

Imagem: Google

Um reflexo da cultura mundial

A ferramenta mais interessante é um projeto de infografia (20 Years with Google) da Google Arts & Culture, que mostra as tendências de pesquisa ao longo dos anos em pequenos insights, desde o artista musical mais procurado num dado ano até à evolução na procura de certos temas.

Projeto Infrográfico 20 Years With Google

Imagem: Google Arts & Culture

Apenas através de estatísticas, é possível reviver estes 20 anos na Internet, acompanhando a relevância de certos tópicos ou o surgimento explosivo de Gangnam Style em 2012, imediatamente no topo do ano.

Lê também: Google lança Style Match, o Shazam para artigos de roupa