Dia 27 de setembro marca o regresso dos médicos do Grey Sloan Memorial com um episódio de duas horas. Depois de todos as alegrias e tragédias, todos os romances e desgostos, Grey’s Anatomy bateu um novo recorde. Com 15 temporadas, é a série de drama há mais tempo no ar na ABC (a sua emissora original).

Atenção: O artigo pode conter spoilers.

A renovação não foi nenhuma surpresa. Apesar da sua longevidade, Grey’s Anatomy continua a ter uma das maiores audiências do canal. O sucesso é tal que levou a criação de um spin-off — Station 19 — que também foi recentemente renovado. Além disso, Ellen Pompeo (Meredith Grey) assinou um contrato de dois anos em janeiro — deixando em aberto a possibilidade de uma 16.ª temporada — e a criadora Shonda Rhimes já disse que enquanto Pompeo quiser, a série vai continuar.

“Graças à lealdade feroz dos nossos fãs, que têm estado connosco nesta viagem desde o início, e as novas gerações de espetadores que continuam a descobrir a alegria e drama do Grey Sloan Memorial, a série continua tão forte como sempre”, disse Channing Dungey, presidente da ABC Entertainment.

Como terminou a temporada 14?

‘All of Me’ encerrou mais um capitulo de Grey’s Anatomy e contou com um momento muito aguardado para os fãs da dupla Karev-Wilson. Contudo, como todos os casamentos nesta série, o “grande dia” não podia deixar de ter contra-tempos e muito drama.

Entre uma proposta irrecusável de trabalho, a intromissão de Meredith (que só quer manter o seu amigo por perto depois de ter perdido Derek e Cristina) e os mal-entendidos entre os noivos, tudo se complica para o casal. Claro que há uma urgência médica e é necessário um cardiologista… e é aqui que surge Teddy Altman!

Com tanta confusão, Jo e Alex decidem não casar… exceto que acabam por casar: é a própria Meredith que oficializa a união num ferry boat a caminho de Seattle. No local original do casamento, April e Matthew reaproximam-se e decidem espontaneamente casar (outra vez), desta vez sob a bênção de Jackson. No final tudo acaba bem!

Lê também: Modern Family: Tudo vai mudar na última temporada

Quem entra e quem ficou de fora da nova temporada?

São muitas as caras conhecidas que continuam no mais dramático hospital de Seattle. Além de Ellen Pompeo (Meredith Grey), vamos poder contar com Justin Chambers (Alex Karev), Chandra Wilson (Miranda Bailey), James Pickens Jr (Richard Webber), Kevin McKidd (Owen Hunt), Jesse Williams (Jackson Avery), Caterina Scorsone (Amelia Shepherd), Camilla Luddington (Jo Wilson), Kelly McCreary (Maggie Pierce) e Giacomo Gianniotti (Andrew DeLuca).

De fora fica Jessica Capshaw (Arizona Williams) que, no final da temporada anterior, entregou a carta de demissão. A pediatra anunciou que se vai mudar para Nova Iorque, para que a filha Sofia possa estar mais próxima da outra mãe, Callie — que ficou recentemente solteira. Fica para os fãs imaginar que as duas se reconciliam e vão viver felizes para sempre.

Também Sarah Drew (April Kepner) abandonou o elenco. Depois de uma experiência de quase morte, a médica decide demitir-se para se voluntariar em centros de sem-abrigo em Seattle. O gesto altruísta valeu-lhe a reaproximação de Matthew e um casamento relâmpago.

Os regressos, as novas entradas e os crossovers

De regresso está Kim Raver (Teddy Altman), depois de estar desaparecida desde a oitava temporada, quando perdeu o marido, Henry. Com um novo cargo no hospital oferecido por Bailey, Altman surpreendeu tudo e todos quando revelou que estava grávida.

“Regressar à Shondaland com a incrivelmente talentosa Krista Vernoff, Ellen Pompeo, e o elenco fantástico é divinal”, comentou Raver. “Tenho um lugar especial no meu coração para a Teddy e sinto-me uma sortuda em ter uma oportunidade para continuar a história dela.”

Também de volta estará Jeff Perry (Thatcher Grey), o pai de Meredith que está ausente desde a sétima temporada.

Por outro lado, o elenco recebe duas novas aquisições. Chris Carmack (o cantor de country Will Lexington de Nashville) junta-se à equipa médica do Grey Sloan Memorial. Ainda não é conhecido o nome da sua personagem, mas no trailer apresenta-se como o novo “deus da ortopedia”. Já Alex Landis será Dr. Nico Kim, o primeiro cirurgião masculino homossexual do Grey Sloan Memorial.

Desta temporada, podemos ainda esperar ver muito mais das personagens de Station 19. A criadora Stacy McKee confirmou que os crossovers vão “definitivamente” acontecer.

“Sinto que ainda mal arranhamos a superfície do mundo de Grey a interagir com o de Station 19 e vice versa”, acrescentou a personagem principal, Jason George (o médico-bombeiro Benjamim Warrem)

O que esperar da nova temporada?

Na próxima temporada, Meredith Grey irá focar-se em redescobrir quem é. Depois de Pompeo ter expressado que não quer que “todas as aventuras de Meredith sejam românticas”, os produtores optaram por um arco narrativo mais pessoal que envolve o seu passado familiar.

“A Meredith terá uma nova trajetória que é mais focada em quem ela é enquanto mãe solteira e  cirurgiã [incluindo a sua investigação], relacionada com  uma condição médica que é muito próxima do seu historial familiar e da sua história”, explicou Dungey.

Contudo, Meredith vai ter um interesse romântico na temporada que foi descrita por Vernoff como a “temporada do amor”.

Sim, a Meredith é uma mãe solteira e isso complica a sua vida amorosa. E sim, ela é uma maravilhosa cirurgiã com novas e inovadoras ideias que vai perseguir. Mas ela também não namora desde que o Nathan Riggs se foi embora. E o encontro desastroso com Nick Marsh acordou um desejo que ela simplesmente não consegue ignorar“, avançou. “A questão nesta temporada não é ‘será que a Meredith Grey vai encontrar amor?’ mas ‘quando e com quem é que vai encontrar amor?’.”

Lê também: How To Get Away With Murder: Nova temporada com mais drama e mistério