O Salto da Graça, em Mondim de Basto, vai juntar natureza, música e aventura nos dias 29 e 30 de setembro. Caminhadas, canoagem, provas de BTT, parapente e canyoning são algumas das atividades da programação do fim de semana. 

As três caminhadas do evento vão permitir explorar diferentes territórios de Mondim de Basto. No sábado, a caminhada pela Levada de Piscaredo (3 euros por pessoa) vai ser acompanhada pela música do trio OST (Shela, EGBO e Fernando Marta). No mesmo dia, o passeio pelos Ecossistemas do Alvão (12,50 euros) conta com a orientação de uma bióloga e de um fotógrafo de natureza. No domingo, a caminhada dá a conhecer os Trilhos do Pastor (7,50 euros) e os hábitos ligados à terra.

Para os mais radicais, no dia 29 vai haver uma atividade de canyoning nas Fisgas de Ermelo (22,50 euros). Do percurso fazem parte escorregas, rapel e saltos, com o pano de fundo das piscinas naturais. No Rio Tâmega vão decorrer aulas de iniciação à canoagem (3 euros). No Alto da Senhora da Graça, o parapente tem a banda sonora do DJ Lynce (30 euros). A maratona ou passeio de BTT, no domingo, também vai ter lugar na Senhora da Graça. A maratona tem o custo de 15 euros por pessoa e o passeio de 10 euros. As inscrições para as atividades podem ser feitas aqui.

LÊ TAMBÉM: SINTRA CELEBRA JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO
Diversidade musical

O Salto da Graça vai ainda contar com muita música sem qualquer custo. Do programa fazem parte os eco-gigs de Julius Gabriel e João Pais Filipe. Os Ondamarela vão atuar com a Escola de Música de Mondim de Basto, no Parque Urbano Municipal. No mesmo local vai atuar o grupo Fogo Fogo. O workshop Sol Sistema vai ser apresentado num concerto itinerante com o DJ V/A e O Gringo Sou EU. O Miradouro do Fojo vai ser o palco do concerto dos Sopa de Pedra.

A primeira edição deste evento surge no âmbito da nova estratégia turística do município. Integra-se no projeto Mondim de Basto – Um destino por natureza, financiado pelo NORTE 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.