Dia 7 de outubro é Dia Nacional dos Castelos. Para celebrar, o Castelo de S. Jorge, em Lisboa, propõe algumas atividades gratuitas. Mas como todos os dias são bons para visitar o castelo, a programação estende-se por todo o mês. Música, poesia, artes performativas, jogos em família e muito mais. O Espalha-Factos ajuda-te a escolher o programa.

As atividades começam no dia 6, sábado. Às 19h podes assistir a Mais Um, em que Hand Pan, músico, contracena com Luís Brito, em diversas artes performativas: dança, poesia e artes plásticas.

No domingo, dia 7, o dia no Castelo começa bem cedo: a partir das 11h e para maiores de 5 anos, Os Jogos em Família levam-nos ao passado. Quebra bilhas, arco e flecha, pé atado e tantos outros jogos tradicionais são a proposta apresentada. Se quiseres ficar para a programação da tarde, às 17h podes ouvir Canções de Amor e de Amigo. A partir de poemas escolhidos de Fernando Pessoa a bailarina brasileira, Cristiane Azem, recria a atmosfera expressiva em que a poesia era desfrutada no Paço Real da Alcáçova. Para terminar o dia, o Castelo de S. Jorge propõe uma visita ao pôr-do-sol, a partir das 18h.

No domingo seguinte, dia 14, é dia de Artes Bélicas. Vais poder experimentar a Petraria e a Balista, e aprender mais sobre os engenhos inventados ao longo dos séculos com o objetivo de derrubar as muralhas de um castelo. A atividade tem início às 11h. Também às 11h, porém no fim de semana a seguir, dia 21, podes assistir a Danças com História, Século XV. Os personagens Abraão Zacuto e Duarte Pacheco Pereira ensinam-te um pouco sobre danças tradicionais e não só. No domingo, dia 28, no âmbito das Visitas em Família ao Castelo de S. Jorge, podes imaginar como seria o período que antecede a construção do castelo.

Para visitar noutros dias

O Castelo de São Jorge está aberto todos os dias, das 9h às 21h, até 31 de outubro. Entre 1 de novembro e 28 de fevereiro, encerra às 18h. A entrada tem o valor de 8,5 euros (descontos aplicáveis), mas podes sempre aproveitar a entrada gratuita aos domingos, até às 14h. Algumas atividades têm um custo adicional.

No Dia dos Castelos, as atividades são gratuitas. Para mais informações, podes consultar o sítio do Castelo de São Jorge.

LÊ TAMBÉM: TERÇA-FEIRA É DIA DE POESIA CLANDESTINA