alfredo cunha

Os retratos icónicos de Alfredo Cunha em livro

É já esta sexta-feira (28) que poderás encontrar nas bancas os retratos de Alfredo Cunha, o conhecido fotojornalista português. Perto de celebrar 50 anos de carreira, a Tinta da China decidiu editar Retratos 1970-2018. Uma compilação dos mais conhecidos e melhores retratos do fotógrafo que gostava de capturar rostos, e nada mais.

Em todo o espólio que é conhecido até hoje de Alfredo Cunha, diz quem conhece que é raro encontrar uma fotografia que não seja um retrato. A imagem de marca de Alfredo sempre foram os rostos: seja de personalidades conhecidas ou de anónimos.

Facto indiscutível é que o seu retrato mais famoso até hoje é o de Salgueiro Maia, no ano de 1974 na revolução dos cravos. Nessa altura, Alfredo Cunha trabalhava para o jornalO Século e tinha pouco mais de 20 anos.

Fonte: publico.pt
Fonte: observador.pt
Fonte: publico.pt

Desde 74 que Alfredo Cunha nunca mais parou de retratar em fotografia, da melhor maneira que sabia, a essência do rosto humano. É por isso que esta sexta-feira vai ser editado “Retratos 1970-2018”, com uma série de retratos do fotógrafo durante estes anos.

No posfácio do livro (Autobiografia imaginária), editado este domingo no jornal Público, o escritor Valter Hugo Mãe relembra o momento em que ele foi capturado pela lente de Alfredo Cunha. “Somos fotografados pelo Alfredo Cunha como provas do tempo. Não enfrentamos a sua câmara sem respeito”, diz o escritor acrescentando “Perante as fotografias de Alfredo Cunha, fica-nos a vontade urgente de amar”.

Fonte: Fnac

David Mourão- Ferreira, Vasco Gonçalves, Agustina Bessa-Luís, Cristiano Ronaldo, Pinto da Costa, Zé Pedro ou António Lobo Antunes, são alguns dos retratos incluídos na obra, já disponível em pré-venda.

O livro vai ainda ser apresentado pela editora e o autor no dia 1 de outubro na Sociedade Portuguesa de Autores, Lisboa.  

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Sarah Paulson em Ratched
‘Ratched’. Prequela reimaginada de ‘Voando Sobre Um Ninho de Cucos’ ganha trailer