Se Braga foi a cidade que escolheste para estudar, parabéns pela tua escolha. Esta é uma das cidades mais jovens de Portugal e esse título também se deve a ti, que decidiste ingressar numa das instituições de ensino superior da cidade. Para que a tua passagem pela cidade dos arcebispos seja a melhor possível, o Espalha-Factos traz-te 10 sítios que não podes deixar de conhecer.

Para conhecer:

Santuário do Bom Jesus

Não se deixem intimidar pelos mais de 500 degraus. O Bom Jesus é sitio de passagem obrigatória e é ótimo para dar um passeio pelos jardins ou até para ler um livro junto ao lago. Se entraste na Universidade do Minho vais vê-lo ao longe diariamente por isso não te vais esquecer dele. Se a preguiça vencer tens sempre a opção de subires no mais antigo elevador do mundo a utilizar um sistema de contra-peso de água. Desfruta a vista da cidade e aproveita para respirar ar puro e tirar umas fotografias.

Braga

Escadaria do Bom Jesus, Braga (Fotografia: Arian Zwegers / VisualHunt)

Sé de Braga

Sé_de_Braga_(Fachada_de_perto)É um dos principais monumentos da cidade e a sua estrutura atual tem mais de 500 anos. É comum usar-se a expressão “Mais Velho que a Sé de Braga”, isto porque os planos para a construção deste edifício têm mais de mil anos. Ao longo da rua onde está este edifício estão um conjunto de bares, os chamados “Bares da Sé”, onde acontece a maioria da vida noturna do centro da cidade. Aproveita um fim de semana em Braga para passares por lá e beber um copo com os teus novos amigos.

Centro de Braga

Provavelmente não ficarás alojado no centro da cidade, já que não é o local mais acessível para as instituições de ensino superior, no entanto, não podes deixar de o conhecer e de visitá-lo com regularidade. O centro da cidade de Braga envolve-te num ambiente tradicional mas ao mesmo tempo moderno e com tudo o que precisas para a vida na tua nova cidade. É provável que tenhas que te deslocar até lá para tratar de vários assuntos, mas mesmo que não tenhas essa necessidade nunca deixes de o fazer. No centro de Braga tens uma enorme diversidade de jardins, cafés, bares  e lojas para que possas disfrutá-lo ao máximo.

Gnration

Projetado em 2012, ano em que Braga foi Capital Europeia da Juventude, o GNration é um espaço em que podes absorver arte e cultura. O edifício era antigamente o quartel da GNR de Braga e localiza-se bem no centro da cidade. Orientado para a promoção de atividades artísticas e para a exploração de artes digitais, este é um local que tens mesmo que conhecer. A agenda é bem preenchida e tanto podes ir ver um concerto de uma banda que gostes como uma exposição de um artista internacional.

Foto: WE Braga

Para Comer

Taberna Belga

Quando chegares a Braga e perguntares sugestões de sítios para comer uma das primeiras respostas que vais ouvir será a Taberna Belga. Capaz de transformar qualquer pessoa num amante de francesinhas, este é um dos restaurantes mais conhecidos da cidade.  A fila para entrar pode por vezes ser um pouco grande, mas sem dúvida que o tempo de espera compensa no final. O molho é a arma secreta deste restaurante, mas a grande diversidade de cervejas artesanais e as sobremesas não lhe ficam nada atrás. Ideal para levares a tua família num fim de semana em que te venham visitar. Mas vai cedo, porque este restaurante não aceita reservas. Ou seja: a única solução será mesmo esperar caso encontres fila.

 

Spirito Cupcakes & Coffee

Localizado no centro de Braga, este é um café muito conhecido pela sua grande diversidade de cupcakes, gelados artesanais e cafés. Desde que abriu em Braga tornou-se num verdadeiro caso de sucesso e já se expandiu para outras cidades. A Spirito entrou nos roteiros das melhores casas de cupcakes e café do mundo e é ponto de paragem obrigatório por muitos turistas que visitam a cidade. O espaço interior é pequeno, mas a esplanada exterior é ótima para conversares com os amigos ou até para estudar.

spirito

Tasquinha Bracarense

Localizada mesmo ao lado da Universidade do Minho, este é um local de passagem obrigatória durante a tua passagem por esta academia. Está dividido em três restaurantes e os menus diários nunca ultrapassam os cinco euros com bebida, sopa e sobremesa incluídas. A sua grande variedade de pratos ao almoço e ao jantar faz com que tenha muita procura. Se preferes cozinhar em casa e não costumas ir almoçar ou jantar fora, vais acabar por conhecer este restaurante quando tiveres um jantar do teu curso. Este é um dos restaurantes em que se realizam estes jantares. Os bifinhos com cogumelos ou o grelhado misto são normalmente acompanhados por sangria e muita animação.

Para estudar:

Bibliotecas da Universidade do Minho

A Universidade do Minho oferece aos seus alunos um conjunto de bibliotecas em que podes, para além de consultar livros, estudar e preparar-te para os testes exames. A Biblioteca Geral é constituída por três pisos, com salas de leitura, gabinetes de estudo em grupo e individual. Atenção que nas épocas de exames e frequências estes espaços costumam estar bastante cheios. O melhor é reservares o teu lugar bem cedo. Tens ainda ao teu dispor salas de estudo 24 horas e uma zona lounge. Se gostares de mudar de ares e até conhecer pessoas novas, aconselhamos a biblioteca da Escola de Medicina, aberta 24h em dias de semana.

Starbucks Braga

A cadeia americana Starbucks abriu este ano a sua primeira loja em Braga. Localizada na Avenida da Liberdade, em pleno centro da cidade, este é um local perfeito para passares uma tarde de estudo. Podes acompanhar o teu estudo com um delicioso café da marca. O espaço é agradável e com muita iluminação. Ideal para quem gosta de estudar em sítios públicos.

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Esta é uma das bibliotecas públicas da cidade de Braga e ideal para fugir à rotina da universidade. Localiza-se no centro da cidade, mais especificamente na Rua de São Paulo. Esta biblioteca, que abriu portas em 2004, resulta de uma pareceria entre a Câmara Municipal de Braga e a Universidade do Minho, o que facilita muito a entrada e a requisição de livros por parte dos alunos desta universidade. Ao estudar nesta biblioteca podes aproveitar para visitar o centro da cidade e até visitar alguns dos locais mencionados acima.

Braga é uma cidade cheia, de sítios para conhecer, comer, estudar e disfrutar. Aproveita a tua passagem pela cidade dos arcebispos, com o melhor que ela tem para te dar.