Noiserv é um dos professores da iniciativa Faz-te à NOVA, que a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa dinamiza esta quinta-feira (20) para promover a integração dos novos alunos.

O músico português dará uma aula intitulada Como Fazer Uma Música a partir das 12h00. Já com vários álbuns editados e uma presença constante em festivais nacionais e internacionais, Noiserv, que já fez uma música com fotocopiadora e microondas, vai ensinar os seus segredos no Jardim de Inverno da instituição e explicar tudo aos alunos, “tintim por tintim”.

A lição de música junta-se a outras, cujas matérias vão da sexualidade até à culinária, com mestres tão distintos como Júlio Resende, Marta Crawford ou Hugo Brito. Esta iniciativa, organizada em parceria com a plataforma Gerador e o programa governamental Exarp, serve para garantir “que todos os novos estudantes da Faculdade têm uma integração saudável, com momentos culturais e de lazer alternativos às atividades de praxe“, explica a NOVA FCSH em comunicado de imprensa.

O programa desenhado pela instituição “quer refletir aquilo que a entrada no Ensino Superior representa: uma etapa de emancipação“. Para o efeito, o diretor da instituição, Francisco Caramelo, dispensou todos os alunos das aulas habituais. Este é um dia que serve para apresentar a Faculdade como “espaço de liberdade, criatividade e efervescência artística“.

Torre B NOVA FCSH

A Torre B da NOVA FCSH, ‘gigante envidraçada’ no meio do campus (Fotografia: Espalha-Factos)

Programa completo

  • 10h00 Instagram é vida – José Lourenço

José Lourenço é instagrammer, tem mais de 120.000 seguidores e trabalho relacionado com a criatividade artística, muito inspirado na cor. Aula com conselhos práticos.

  • 10h00 Cozinhar para Totós – Hugo Brito

Hugo Brito é o Chef do conhecido restaurante Boi-Cavalo, em Alfama. A NOVA FCSH promete uma aula de como preparar rapidamente refeições rápidas e saudáveis, utilizando ingredientes simples e baratos.

  • 11h00 Diz que o jazz também é cool – Júlio Resende

Júlio Resende, músico consagrado, tem uma relação extraordinariamente próxima com a Faculdade e a organização sublinha que “é sempre importante para os novos estudantes tomarem contacto com antigos alunos“.

  • 11h00 B-A-Bá da Sexualidade – Marta Crawford

Marta Crawford é uma das mais conhecidas sexólogas portuguesas, com um conjunto de programas televisivos importantes nos últimos 20 anos, do qual é realçada a apresentação do 5 para a Meia-Noite em 2016.

  • 12h00 Tirar fotografias com a Alma – Estelle Valente

Estelle Valente é anunciada como uma das fotógrafas mais respeitadas em Portugal, com um trabalho muito ligado à cultura. Atualmente é a fotografa oficial do Teatro São Luiz e da fadista Gisela João.

  • 12h00 Como fazer uma Música, com Noiserv

Noiserv, ou David Santos, é um dos nomes mais conhecidos da música portuguesa da nova geração.

  • 13h0 – Concerto – Vaarwell

Vaarwell é um trio de indie-pop composto por Margarida Falcão (metade das Golden Slumbers e a voz de “Far Away Place”, do Xinobi), Ricardo Nagy e Luís Monteiro. A banda regressou esta primavera com nova música, lançando o single “Stay”. Estreado na britânica Atwood Magazine, a música veio acompanhada por um vídeo DIY que estreou na berlinense KALTBLUT Magazine.

Além do programa de aulas interativas, a Associação de Estudantes toma o controlo da festa a partir das 16h30 com um churrasco e sunset. Também em ritmo internacional vai estar o Núcleo e Estudante Internacional e Mobilidade Académica organiza um jantar que junta todos alunos que vão fazer Erasmus+ na Faculdade durante este semestre, mais de 250.